Um jacaré-de-papo-amarelo surpreendeu um morador da cidade de São Vicente, na Baixada Santista, ao ‘passear’ pelo quintal da casa dele na Avenida São Paulo, no bairro Irmã Dolores.
Ele notou a presença do animal e acionou a equipe ambiental da Guarda Civil Municipal para o resgate do réptil no último domingo (1º).
Os profissionais identificaram o animal silvestre como um jacaré da espécie Caiman latirostris e realizaram a captura. Após constatarem que o jacaré estava saudável, os agentes fizeram a soltura do animal numa área do Rio Boturoca.
O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil crocodiliano da família Alligatoridae e gênero Caiman. A espécie é altamente ligada à água, habitando uma variedade de ambientes como pântanos, charcos, rios e riachos, com forte associação a vegetação aquática densa.
Pode ser encontrado em águas salobras e salgadas, podendo habitar mangues no litoral e também já foram registrados em mangues de ilhas costeiras no sudeste do Brasil.
Em caso de resgate de animais silvestres ou marinhos, o moradorar de São Vicente deve acionar a guarda através do número 153.
“É recomendado que o cidadão não se aproxime do animal, por motivos de doenças ou ataques por estarem acuados”, informou a Prefeitura de São Vicente por meio de nota.