fbpx
Search
Close this search box.

Comissão discute suspensão de novos cursos

Novos cursos de Educação a Distância (EaD) estão suspensos

Uma audiência pública realizada na Comissão de Educação do Congresso Nacional trouxe à tona a polêmica decisão do Ministério da Educação (MEC) de suspender o credenciamento de novos cursos de Educação a Distância (EaD). A medida, prevista na Portaria nº 528 de junho deste ano, afeta centenas de instituições privadas de ensino superior, gerando discussões acaloradas entre autoridades e representantes do setor.

De acordo com Daniel de Aquino Ximenes, Diretor de Regulação da Educação Superior do MEC, a suspensão é uma oportunidade para rever os padrões de qualidade na EaD. “O Estado brasileiro está em dívida com esse tema. Precisamos parar e trabalhar juntos para melhorar o ensino a distância no Brasil”, afirmou. Ximenes também destacou que “66% das matrículas no setor privado de ensino superior estão na modalidade EaD, enquanto 34% são presenciais”.

Por outro lado, representantes do setor educacional criticaram a generalização da portaria. André Portugal, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Regulatório, argumentou que “a portaria aplica uma suspensão geral a todos os agentes do setor, independentemente de seu desempenho. Isso contraria o decreto de 2017 que regula a Educação a Distância no Brasil”.

João Mattar, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), reforçou a necessidade de avançar nas discussões sobre educação híbrida. “O mundo está discutindo modelos de educação híbrida para o futuro. Aqui, estamos debatendo uma possível regressão na EaD ao invés de olhar para o que pode ser melhorado”, afirmou.

📲 Participe dos canais VTV News no WhatsApp

A deputada Adriana Ventura (NOVO-SP) também ressaltou a importância de encontrar um meio-termo. “Precisamos debater como garantir qualidade sem punir as instituições que já fazem um bom trabalho. A medida afeta todos de forma irrestrita, e precisamos encontrar um equilíbrio”, destacou.

O MEC e as entidades do setor devem continuar as negociações nas próximas semanas para buscar um caminho que atenda às necessidades de qualidade da educação superior no país.

Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.
Mais lidas

Filhas acusam pai de estuprá-las desde a infância em São Vicente

Suspeito é preso por atear fogo no Pico das Cabras, em Campinas

Família de Igor Peretto oferece R$ 50 mil para quem localizar suspeito

Trio rouba moto de alta cilindrada em Vinhedo; Vídeo

Imagens mostram Igor Peretto e Mario no elevador antes do assassinato

VEJA TAMBÉM