O delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, foi assassinado durante uma tentativa de assalto, na manhã deste sábado (21), na zona oeste de São Paulo. A esposa da vítima, que é também delegada do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), estava junto e tentou conter o criminoso.
O homem conseguiu fugir, mas foi pego por testemunhas que estavam num estabelecimento comercial perto da ocorrência. Detido, ele foi encaminhado ao Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Ele permanece internado, mas consciente.
O criminoso foi identificado como Enzo Wagner Lima Campos, de 24 anos. Ele estava em medida cautelar e responde a quatro inquéritos por porte ilegal de arma, roubo, lesão corporal, receptação de produto de roubo e resistência à prisão. Em sua ficha criminal constam sete processos desde 2018.
O delegado foi atingido por dois tiros e consegiu atirar sete vezes contra o assaltante.
Como foi o assalto
Segundo a Polícia Civil, Mauro Guimarães Soares foi surpreendido por um homem que tentou roubar um celular. Houve uma troca de tiros, que atingiu tanto o assaltante e o delegado na região do tórax.
O crime foi registrado por câmeras de segurança. A imagem flagrou que uma mulher próximo do delegado passeava com um carrinho de bebê.
O caso, que contou com apoio do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), foi registrado no 91º Distrito Policial, na Vila Leopoldina, zona oeste, mas será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
* Com informações do SBT News