Uma iniciativa inovadora na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Mário Gattinho está transformando a experiência de internação para as crianças. Graças a uma doação da Audi Center Campinas e Grupo Dahruj, os pequenos pacientes agora podem assistir a desenhos animados em tablets instalados diretamente em seus leitos.
A ideia de utilizar tablets na UTI surgiu da enfermeira coordenadora, Mariana Brusco Silva. Segundo ela, os benefícios são diversos: “Essa tecnologia contribui para a criação de um ambiente mais leve e agradável, permitindo que as crianças se entretenham em um espaço que, por sua natureza, é marcado por ruídos constantes e movimentação intensa. Essa abordagem também promove um efeito calmante para os acompanhantes”
Para garantir que o conteúdo seja adequado para cada criança, os vídeos foram cuidadosamente selecionados e gravados por Leonardo Manfrinatti da Silva, marido de Mariana. A programação inclui desenhos e músicas, e é transmitida continuamente para criar uma atmosfera mais lúdica na UTI.
A iniciativa tem recebido elogios dos pais. Robert César de Oliveira, pai do pequeno Hugo, percebeu uma grande diferença no comportamento do filho desde que os tablets foram instalados: “Muito bom, porque acalma as crianças, que costumam ficar agitadas quando não estão bem. E os pais também”, afirmou.
Franciele Estevam, mãe de Cauã, concorda: “Muito bacana o hospital disponibilizar os equipamentos, porque as crianças ficam mais calmas. Meu filho até dorme quando está vendo os desenhos”, disse.