A Polícia Civil de Campinas realizou nesta manhã uma operação que resultou na descoberta de um ponto de extração ilegal de areia em um sítio localizado na zona rural da cidade. A ação, teve como objetivo combater crimes ambientais na região.
No local, os policiais encontraram uma draga (um equipamento que remove sedimentos do fundo de rios, portos e lagos), montes de areia prontos para serem carregados e uma retroescavadeira, que estariam sendo utilizados na atividade de extração de areia.
Segundo informações preliminares, a moradora do sítio, que é nora do proprietário da área, teria autorizado o suspeito a realizar a extração da areia, sem a devida autorização de órgãos reguladores. Em troca, ele se comprometeu a realizar a limpeza do lago da propriedade.
Uma das principais descobertas da operação foi a apreensão da retroescavadeira, que, após pesquisas preliminares, foi identificada como pertencente à Prefeitura Municipal de Sapiranga/RS. Essa informação levanta suspeitas de improbidade administrativa. A máquina será submetida a uma perícia para confirmar a autenticidade dos sinais identificadores.
Diante da impossibilidade de remover a draga do lago, ela será depositada à disposição da autora da denúncia, que se comprometeu a não dispor do equipamento até o fim das investigações.
O responsável diretamente pelas atividades de extração ilegal de areia não estava no local, porém a Polícia já sabe a identidade dele. Os demais órgãos fiscalizatórios serão informados sobre a ocorrência e a perícia já foi acionada para realizar uma análise detalhada do local.
As investigações estão em andamento e mais informações serão divulgadas em breve.