O instrutor de canoagem Fabio Ferreira Pupo avistou a carcaça de uma baleia-jubarte boiando nas águas próximas à Ilha das Palmas, no Guarujá. As imagens, capturadas por Pupo, nesta quinta-feira (26), mostram a carcaça do animal em estado de decomposição inicial.
“É sempre uma surpresa encontrar uma baleia, mas dessa vez foi uma surpresa muito ruim”, lamentou Pupo. O instrutor, que já havia avistado outros cetáceos na região, destacou a condição incomum em que encontrou a baleia: “Ela não estava tão ferida e o cheiro não era tão forte, o que me deixou ainda mais intrigado sobre o que pode ter acontecido”.
O Instituto Gremar, responsável por monitorar a vida marinha na região, confirmou que a carcaça ainda está à deriva na tarde de sexta-feira (27). A equipe está acompanhando a situação de perto, mas as condições climáticas e logísticas dificultam a realização de uma análise mais detalhada do animal, que deverá chegar à praia, apenas amanhã.
A causa da morte da baleia ainda é um mistério. Especialistas do Instituto Gremar realizarão necropsia no animal assim que as condições permitirem, a fim de identificar possíveis causas como doenças, colisões com embarcações ou ingestão de lixo marinho.
Mais um caso
Fábio Pupo, encontrou mais um animal ferido na tarde desta sexta-feira (27), desta vez uma tartaruga marinha. A foto foi publicada nos stories do Instagram do instrutor. O caso ainda está sendo apurado pelas autoridades.