Indaiatuba foi eleita a cidade mais segura do Brasil pelo segundo ano consecutivo. A colocação é referente aos municípios de 200 mil a 500 mil habitantes. O anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil é fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.
O indicador principal utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes em 2023. O prefeito Nilson Gaspar (MDB) comemorou o resultado.
“Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e quem ganha, de fato, são as pessoas que vivem com mais segurança em nosso município. Destaco a importância da nossa Guarda Civil para a Segurança Pública de Indaiatuba”, disse o prefeito.
Nilson Gaspar destaca que Indaiatuba vem se desenvolvendo ao longo de muitos anos. “Vamos continuar inovando para avançar ainda mais, mantendo o município nos mais altos patamares. Hoje, tenho orgulho em dizer que somos referência em Segurança Pública para o Estado, o País e até mesmo para o exterior”, comenta.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, aponta que o bem-estar da população é levado muito a sério e os investimentos em todas as frentes são contínuos.
“Unimos o emprego de alta tecnologia com a valorização e treinamento de qualidade aos guardas, equipamentos de ponta e integração entre forças de Segurança para a prevenção e combate à criminalidade”, comentou Lima.
O anuário de Cidades Mais Seguras do Brasil adotou o padrão de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID-10, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse padrão classifica as causas de mortes e doenças em um formato global comum.