O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, entregou o viaduto do Jardim Primavera. O dispositivo liga as Avenidas Júlia de Vasconcellos Bufarah e Eugênia Biancalana Duarte, ofertando mais infraestrutura e mobilidade urbana para a população, além da fluidez do trânsito para acesso à região central e eliminar os riscos de colisão e atropelamento no local.
Participaram da cerimônia de inauguração a presidente do Fundo Social, Mara Dalben, autoridades municipais, o coordenador de Relações Institucionais e Governamentais da RUMO, Marcelo Rodrigues, além de representantes da empresa.
O viaduto tem 120 metros de comprimento e 9,10 metros de largura. A altura do dispositivo será de 6,75 metros, permitindo que todas as composições, incluindo os trens double-stack circulem pelo local com segurança. Além disso, a obra conta com paisagismo, iluminação moderna em LED, sinalização e recape das ruas do entorno.
O viaduto é uma parceria com a empresa RUMO Logística e intermediada pelo deputado estadual Dirceu Dalben. A RUMO Logística é a concessionária que administra a malha ferroviária que passa por Sumaré. A cidade é o maior porto seco da América Latina. É do terminal localizado aqui, na região da Área Cura, que saem os mais diversos produtos manufaturados – naturais, eletrônicos, automotivos – e são distribuídos por todo o país, portos de Santos e aeroportos nacionais, e daí encaminhados para todo o mundo.
Em 2020, houve a renovação antecipada da Malha Ferroviária Paulista e a Rumo assinou um novo contrato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), renovando o serviço por mais 30 anos, antecipando também obras em diversos municípios paulistas. A obra do viaduto do Jardim Primavera é uma das contrapartidas da empresa para a renovação do contrato.
“É mais um investimento na infraestrutura de Sumaré, visando o crescimento e progresso da cidade, que vai agregar muito para a nossa população e moradores dos municípios vizinhos. Este é o primeiro viaduto que entregamos em parceria com a empresa, temos ainda mais dois para construir, mais um na região central e outro na região do Picerno”, citou o prefeito Dalben.