A Guarda Municipal de Americana (GAMA) , em uma ação conjunta com a Polícia Militar Ambiental e o Parque Ecológico de Americana, realizou o resgate de uma raposa-do-campo, que foi capturada em área urbana e devolvida ao seu habitat natural.
A ocorrência foi registrada após uma solicitação da Polícia Militar Ambiental, que não tinha equipe disponível para o resgate. A GAMA, por meio da equipe da viatura 241, composta pelo Inspetor Jonas e os GCMs Aguiar e Ciritelli, se deslocou até a Rua 7 de Setembro, 605, no Centro da cidade, onde o animal havia sido visto.
A raposa, visivelmente assustada, encontrava-se em um local de difícil acesso, nas proximidades da Igreja Católica. Com a ajuda do biólogo Guilherme Galassi, do Parque Ecológico, os agentes isolaram a área e monitoraram o animal até encontrar uma oportunidade segura para a captura.
Após uma ação rápida e precisa, a raposa foi capturada e acondicionada em um recipiente apropriado. Após avaliação do biólogo, constatou-se que o animal estava em perfeitas condições de saúde.
Em seguida, a raposa foi conduzida até a área de mata localizada no Pós-represa Salto Grande, onde foi solta em segurança, retornando assim ao seu habitat natural.
Orientações:
Caso ver animais silvestres em áreas urbanas, a orientação é entrar em contato imediatamente com a Polícia Militar Ambiental ou com a Guarda Municipal. É importante lembrar que esses animais devem ser tratados com cuidado e respeito, e que qualquer tentativa de captura deve ser realizada por profissionais capacitados.