A Escola Muncipal Terezinha Maria Calçada Bastos, no Morro São Bento, em Santos, registrou nove casos de escarbiose, conhecido popularmente como sarna humana.
Nesta quarta-feira (23), a unidade passou por sanitização, de acordo com orientação da Secretaria de Saúde, e não atendeu os alunos. Os pais foram avisados sobre o procedimento.
As aulas voltam ao normal nesta quinta-feira (24).
Segundo a Prefeitura de Santos, dos 122 estudantes matriculados, quatro tiveram a confirmação de escabiose. Os demais casos confirmados foram de professores e funcionários, ambos cumpriram o protocolo de tratamento (isolamento e cuidados com higiene).
As pessoas que apresentaram sintomas foram imediatamente afastadas da rotina escolar. Todos os casos notificados na unidade foram encaminhados para as policlínicas da cidade A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) salientou que a escabiose não é uma doença grave.
Vale destacar que essa não é a primeira vez que escolas da região registraram casos de sarna humana neste ano. Em julho, a Unidade Municipal Escolar Emília Maria Reis, no bairro do Campo Grande, em Santos, foi fechada, após uma explosão de casos.