Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária de Alimentos de Campinas resultou na apreensão e descarte de aproximadamente duas toneladas de carnes irregulares em um açougue localizado no DIC 5. A ação, ocorrida na tarde desta terça-feira (5), foi motivada por denúncias de irregularidades no estabelecimento.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram carnes com procedência duvidosa, além de produtos com data de validade vencida e itens destinados exclusivamente à indústria, sendo comercializados de forma irregular. Diante das irregularidades encontradas, a Vigilância Sanitária decidiu pela inutilização imediata dos produtos, que serão encaminhados para um aterro sanitário.
O responsável pelo açougue será submetido a um processo administrativo e poderá apresentar defesa. Outras penalidades também podem ser aplicadas, conforme a legislação vigente. A Polícia Civil, por sua vez, investigará o caso e ouvirá o responsável pelo estabelecimento.
Açougue Regularizado, mas com Produtos Irregulares
Apesar das irregularidades encontradas, a Vigilância Sanitária constatou que o açougue em questão possui alvará de funcionamento e apresenta condições mínimas de higiene.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsAppA nutricionista Maria Alice Franzini Codarin, da equipe de Vigilância Sanitária de Alimentos, explicou que a maioria dos produtos estava dentro do prazo de validade, mas a presença de carnes com procedência desconhecida e itens impróprios para o consumo direto representavam um risco à saúde dos consumidores.
“O estabelecimento possuía condições mínimas para funcionamento. O risco sanitário foi afastado com a inutilização dos produtos sem o padrão de identidade, qualidade e segurança”, afirmou a nutricionista.
Denuncie Irregularidades
A Vigilância Sanitária orienta a população a denunciar qualquer estabelecimento que comercialize alimentos com suspeita de irregularidade. As denúncias podem ser feitas através do número de telefone 156.