Com mais de 1,3 mil vagas ofertadas, a 17ª Edição do Feirão de Emprego e Oportunidades, realizada neste sábado (9), no Centro Publico de Apoio ao Trabalhador (CPAT) de Campinas, trouxe esperança de emprego para quem precisa de colocação no mercado. Foram 222 encaminhamentos para entrevistas.
Supermercados, empresas da construção civil e de transporte, atacadistas, hotéis estiveram presentes com suas equipes para as entrevistas com os candidatos e encaminhamentos. Também as cooperativas de reciclagem atendidas pela Secretaria de Trabalho e Renda participaram do Feirão.
Elas estão em busca de pessoas que queiram ser cooperadas nestes empreendimentos que trabalham com materiais recicláveis.
Pela primeira vez, o Feirão oferece oportunidade de emprego aos trabalhadores refugiados e imigrantes. O Centro de Referência ao Migrante, Refugiados e Apátrida de Campinas e da agência da ONU Organização Internacional para as Migrações (OIM) integram o esforço de sensibilizar os empregadores a acolherem trabalhadores estrangeiros. Embora os imigrantes não tenham preferência nas vagas, já que elas são ofertadas ao público em geral, a possibilidade de trabalho dá a eles oportunidade de colocação no mercado, de trabalho e de renda.
Entre as oportunidades oferecidas no Feirão estão 68 vagas para atendente em supermercados, 50 vagas para operador de caixa e 70 vagas para motorista. Dezesseis empresas participaram do evento para fazer a primeira entrevista e realizar a primeira etapa do processo de seleção para oportunidades de emprego.