Em uma ação conjunta, a equipe Lince 108 da 1ª DIG – DEIC Campinas realizou nesta nesta terça-feira a Operação Cabo de Guerra. A ação que teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em furtos de cabos de telefonia e internet, resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de diversos materiais utilizados nos crimes.
As investigações, iniciadas após um aumento significativo de ocorrências de furtos de cabos na região, resultaram na identificação de uma quadrilha responsável por diversos crimes. Os prejuízos causados por esses furtos afetavam tanto as operadoras de telefonia quanto os consumidores, que ficavam sem os serviços essenciais.
Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária. Além dos presos, a polícia apreendeu celulares e ferramentas utilizadas nos crimes. As empresas de telefonia também foram alvo das buscas, e em um dos locais vistoriados foi encontrado um grande quantidade de material furtado, o que levou à prisão de três indivíduos por receptação qualificada.
A Polícia Civil seguirá investigando o caso para identificar outros membros da quadrilha e os estabelecimentos que adquiriam os cabos roubados. Os celulares apreendidos serão analisados para estabelecer o vínculo entre os suspeitos e obter mais informações sobre a organização criminosa.