Policiais do 2º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) salvaram a vida de uma bebê de apenas dois meses em um posto de gasolina, em São Vicente, na manhã desta quarta-feira (13).
Segundo a corporação militar, que passava pela Avenida Antônio Emmerick, uma mulher aparentava estar aflita, enquanto segurava a filha nos braços. A bebê estava desmaiada e com coloração arroxeada, com dificuldades respiratórias visíveis.
A mãe implorou por ajuda. Imediatamente, um dos policiais pegou a criança e realizou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros que auxiliou na retomada dos sentidos da pequena em cerca de 15 segundos. Graças à rápida resposta, a criança voltou a respirar e trouxe alívio para todos no local.
Após estabilizar a bebê, os policiais levaram mãe e filha ao pronto-socorro do Hospital do Vicentino, no bairro Vila São Jorge, onde a criança recebeu atendimento médico e foi internada para observação. “Graças a deus e aos heróis da BAEP, deu tudo certo”, afirmou a mãe.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsAppManobra de Heimlich
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros essencial para desobstruir vias aéreas em casos de engasgo.
Ao notar sinais de sufocamento, o socorrista posiciona o bebê de bruços sobre o antebraço, com a cabeça inclinada para baixo, e aplica golpes leves entre as escápulas para tentar expulsar o objeto.
A repetição da sequência ocorre até que o objeto seja expelido ou o indivíduo volte a respirar. A técnica é recomendada por autoridades de saúde como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), desde que haja preparação técnica, como cursos de primeiros socorros.