Campinas realizou 24ª Marcha Zumbi dos Palmares, celebrando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, na manhã desta quarta-feira (20), feriado nacional.
A marcha começou na Estação Cultura, passando pela região central até o Largo do Rosário. O evento teve apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
Segundo os realizadores, a Marcha é o legado das lutas e conquistas importantes do povo negro e ao longo desses anos tem sido uma marca da resistência e resiliência, que repercute em Campinas e região.
“Ela é o legado do que nos trouxe até aqui, enquanto negros escravizados que lutaram e lutam até hoje por liberdade e direitos. É por isso que a marcha é um espaço de valorização da identidade negra. Lá tem batuque, beleza, tem lugar a religiosidade de matriz africana, é espaço de denúncia e também espaço de participação de todos que dizem não ao racismo”, afirmam os realizadores do evento.
O prefeito de Campinas Dário Saadi participou do evento e comentou que é um trabalho contínuo da sociedade e de políticas públicas para promover a igualdade racial.
“É o dia de refletir sobre a dívida histórica que o Brasil tem com os negros e quem foi escravizado no passado. Trabalhar para acabar com o racismo e a discriminação racial, como a diferença de oportunidades entre negros e brancos”, afirmou o prefeito.
Sobre a Marcha Zumbi dos Palmares
Foi em 20 de novembro do ano 2000 que teve início a primeira marcha em Campinas. Evento nacional importante para marcar o Dia da Consciência Negra e que compôs uma série de mobilizações em todo país para que, através da Lei nº 12519 de 10 novembro de 2011, o 20 de novembro fosse considerado Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.