Um filhote de sagui foi encontrado preso dentro de um automóvel estacionado na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Itararé, em São Vicente, na tarde desta quarta-feira (20). O animal, do gênero Callithrix, estava sem ferimentos e foi encaminhado para os cuidados necessários.
O chamado foi registrado às 17h49 pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) quando moradores relataram ter visto um sagui preso dentro de um Jeep Renegade vermelho, com os vidros fechados.
Segundo a corporação, foram utilizadas ferramentas para abrir o veículo. Em seguida, os profissionais do departamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram o resgate.
O resgate
O pequeno animal, que estava escondido no painel do carro, foi atraído pelos guardas com pão para facilitar sua captura – um procedimento que durou cerca de 40 minutos.
Apesar disso, ele foi descrito como um “filhote manso” pelos agentes da GCM, mas também aparentava estar faminto, além de assustado.
O sagui foi, então, acomodado em uma jaula e seguiu para a base da GCM Ambiental, na Vila Margarida. Segundo a Prefeitura, ele segue sendo observado por profissionais que, posteriormente, farão a destinação aos órgãos competentes.
Em nota, a GCM Ambiental orientou que a população não alimente ou resgate animais silvestres. Ao encontrá-los, o munícipe deve entrar em contato pelos números 153 ou (13) 3467-7434, para que seja efetuado o resgate.
O sagui, do gênero Callithrix, é um pequeno primata típico do Brasil, conhecido por sua agilidade e pelagem única, como tufos de pelos nas orelhas. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), essas espécies atuam no equilíbrio ecológico, com a dispersão de sementes e o controle de insetos.
O veículo
Além do resgate, a ocorrência constatou que o automóvel estava com o licenciamento atrasado e precisou ser guinchado.
No 1º Distrito Policial, foi registrado um boletim de ocorrência por crime ambiental, de acordo com a Lei nº 9.605/98, que prevê punições para maus-tratos a animais.
O proprietário do carro não foi localizado até o término da operação.