fbpx

VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo

Search
Close this search box.

Justiça determina que Araras adeque salário de professores

Cidade terá de adequar o salário dos professores

A 1ª Vara Cível de Araras condenou  o município a adequar o salário-base dos professores da Educação Básica I, II e Especial Substitutos ao piso nacional, no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de mil reais.  

Ainda cabe recurso da decisão. A municipalidade também deverá pagar eventuais diferenças remuneratórias devidas aos beneficiários da sentença desde 2019 até a efetiva implementação do piso. 

A ação foi ajuizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras. 

Na sentença, o juiz Augusto Rachid Reis Bittencourt Silva destacou que, de acordo com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), o piso nacional deve corresponder ao vencimento básico inicial da carreira do magistério, e não à remuneração global, vedada a fixação em valor inferior. 

No caso dos autos, restou demonstrado que os vencimentos recebidos pelos professores de Educação Básica I, II e Especial Substitutos, foram inferiores ao piso nacional do magistério. O documento emitido Secretária Municipal de Educação, confirma que o piso nacional do magistério, no exercício de 2024, é de R$ 4.580,57.

No entanto, apesar de a Secretaria de Educação defender a legalidade dos pagamentos aos professores, o fato é que o documento que ela própria anexou nos autos prova o pagamento a menor do piso do magistério, destacou o magistrado.

Autor

Mais lidas

Adolescente de Rio Claro morre afogado durante excursão escolar

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

Homem é morto a tiros em Rio Claro; Vídeo

Jovem de 19 anos desaparece após ser arrastado pelo mar de Praia Grande; Vídeo

Mãe suspeita de matar filho em Capivari será ouvida pela Polícia

VEJA TAMBÉM