Bruno Mendes -Foto: Raphael Silvestre/ Guarani FC
O início de dezembro marcou o começo do processo de reformulação no elenco do Guarani. Com a virada do mês, 10 jogadores encerraram seus contratos e a maioria deve seguir carreira longe do Brinco de Ouro. Entre os que já não possuem vínculo com o clube estão:
Douglas Bacelar (zagueiro)
Heitor (lateral)
Jefferson (lateral)
Eliel (lateral)
Anderson Leite (volante)
Caio Henrique (meia)
Luan Dias (meia)
Pierre (meia)
Lohan (atacante)
Bruno Mendes (atacante)
Dentre eles, Anderson Leite e Bruno Mendes têm chances de permanecer. O atacante, que pertence ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, demonstrou interesse em ficar, mesmo com redução salarial, devido à identificação com o clube. Já Anderson Leite recebeu sondagens de outras equipes e avalia seu futuro.
Outra situação indefinida é a do meia Pierre, que agradou ao departamento de futebol. Caso o Guarani consiga um acordo com o Tombense, seu clube de origem, ele pode continuar em Campinas. Os demais jogadores não estão nos planos para 2025.
Jogadores com vínculo até o fim de dezembro
Além dos 10 que já deixaram o clube, outros 14 atletas têm contrato válido apenas até o final deste mês. Entre eles estão:
Goleiros: Douglas Borges, Pegorari, Vladimir
Zagueiros: Matheus Salustiano, Matheus Mancini, Pedro Henrique, Márcio Silva
Lateral-direito: Pacheco
Volantes: Lucas Araújo, Gabriel Bispo
Meia: Estevão
Atacantes: Marcelinho, Reinaldo, Marlon Douglas
O executivo de futebol Rodrigo Pastana já sinalizou que cerca de 80% do elenco rebaixado na Série B não continuará no clube, indicando que o processo de reconstrução será profundo e pode incluir saídas de atletas com contratos mais longos.
Quem tem contrato para 2025?
Entre os jogadores com vínculo estendido, o Guarani conta com algumas peças que podem compor o elenco na próxima temporada:
Goleiros: Fred Conte (até 2026), Álvaro (2025)
Zagueiros: Pedro Manoel (fevereiro/2025), Renê Santos (abril/2025), Lucas Adell (abril/2025), Brunão (novembro/2025)
Laterais: Yan Henrique (2027), Wictinho (2026), Emerson Barbosa (2026), Vinicius Kauê (2026)
Volantes: Matheus Bueno (2025), Vinicius Yuji (2025)
Atacantes: João Victor (2026), Caio Dantas (2025), Marlon Maranhão (2025)
O desafio do Bugre será equilibrar a saída de jogadores com a contratação de reforços que se alinhem ao objetivo de reconstrução e retorno às principais competições nacionais.