A Polícia Federal (PF), em parceria com a Polícia Militar (PM) de Rondônia, deflagrou nesta terça-feira (3) a Operação Carga Fria, para cumprir 18 mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão em cinco cidades, incluindo Peruíbe, no litoral de São Paulo.
Segundo a corporação militar, o objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, com foco principal no transporte de substâncias entorpecentes para a região Sudeste do Brasil.
Além do município paulista, as ações foram realizadas nas cidades de Vilhena e Pimenta Bueno (RO), Rondonópolis (MT) e Mandaguaçu (PR).
A operação começou no final de 2023, após a prisão em flagrante de um suspeito com 535 kg de cocaína. Ao longo das investigações, que se estenderam por vários meses, a Polícia Federal e a Polícia Militar apreenderam cerca de 2,5 toneladas de drogas, pertencentes à organização criminosa.
Os envolvidos no esquema criminoso responderão, conforme sua participação, pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais. As penas somadas podem ultrapassar 40 anos de prisão.