fbpx
Search
Close this search box.

IPTU 2025 Baixada Santista: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Distribuição dos carnês começa este mês, pelos Correios, ou disponibilizada on-line pelas prefeituras
Foto/reprodução: Freepik

Perto do início de 2025, chega também a hora dos contribuintes organizarem o orçamento para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Essa contribuição anual, cobrada pelas Prefeituras, é uma das principais fontes de arrecadação para os municípios da Baixada Santista.

A partir deste mês, os carnês começam a ser distribuídos nas cidades da região, seja pelos Correios ou disponibilizados on-line nos sites das prefeituras. Os proprietários têm a opção de pagar o imposto à vista, com desconto, ou dividir o valor em parcelas ao longo do ano.

A VTV News entrou em contato com as administrações municipais e, até a publicação desta matéria, obteve retornou das cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Santos e São Vicente.

IPTU 2025 em Bertioga: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Em Bertioga, o reajuste do IPTU será de 4,76% em 2025. Segundo a Secretaria da Fazenda, o envio dos carnês está previsto para começar na primeira semana de janeiro, sendo distribuídos pelos Correios. Além disso, haverá um desconto de 3% para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única.

Os proprietários de imóveis também poderão acessar seus carnês online, por meio do site oficial da Prefeitura de Bertioga, a partir do dia 2 de janeiro, facilitando a consulta e o pagamento.

IPTU 2025 em Cubatão: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Os carnês também serão enviados pelos Correios a partir de 2 de janeiro, em Cubatão. O índice de correção monetária para o imposto será de 4,24%. Para conveniência dos contribuintes, a 2ª via do carnê pode ser emitida diretamente no site da Prefeitura ou pelo app “Sou Cidadão Cubatão”, onde também é possível realizar o pagamento via Pix ou boleto até a data do vencimento.

Os contribuintes que optarem por pagar a cota única até o dia 30 de janeiro de 2025 terão 5% de desconto, segundo a Prefeitura. Caso o pagamento não seja feito dentro do prazo, a lei municipal estabelece juros, correção e multa de mora, além da inscrição em dívida ativa e, eventualmente, protesto extrajudicial e bloqueio de bens por meio de execução fiscal.

IPTU 2025 em Guarujá: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

A Prefeitura de Guarujá informou que o reajuste do IPTU para 2025 será de 4,09% – o menor entre as cidades da Baixada Santista. O índice é baseado no INPC de outubro de 2023 a setembro de 2024, refletindo apenas a reposição da inflação anual. Serão realizados cerca de 120 mil lançamentos para o município e o distrito de Vicente de Carvalho.

Os contribuintes terão 3% de desconto ao realizar o pagamento à vista. Os carnês estarão disponíveis para entrega a partir da segunda quinzena de dezembro, e também poderão ser impressos pela internet, acessando o link disponível no site da Prefeitura e preenchendo as informações necessárias, como o número do cadastro imobiliário.

IPTU 2025 em Mongaguá: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Conforme a administração de Mongaguá, os carnês do IPTU 2025 serão enviados pelo Correio entre os dias 15 e 20 de dezembro de 2024, com reajuste de 4,76%. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, com vencimento em 15 de janeiro, terão um desconto de 5%.

Para acessar o IPTU on-line, você pode acessar o site da Prefeitura de Mongaguá, que vai direcionar ao sistema (aqui neste link).

Os pagantes que não cumprirem o prazo terão juros sobre o valor em aberto, conforme estabelecido pela legislação municipal. Essa inadimplência pode resultar em multas e outras penalidades.

IPTU 2025 em Santos: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de agosto de 2023 a julho de 2024, o reajuste será de 4,5% em Santos. De acordo com o secretário de Finanças e Gestão, Adriano Luiz Leocadio, a correção visa apenas repor a inflação do período e ficará abaixo da projeção de 4,55% para 2024, do Banco Central.

A distribuição dos carnês começará na segunda quinzena de dezembro, com vencimento das parcelas ou cota única a partir de 6 de janeiro. Contribuintes que aderiram ao IPTU Digital poderão acessar o boleto pelo site da Prefeitura, usando o número de inscrição imobiliária. Mais de 12 mil contribuintes já utilizaram o serviço desde sua implementação em 2023.

Os contribuintes poderão pagar o IPTU de forma parcelada ou em cota única, com até 5% de desconto. Quem optar pelo pagamento à vista terá 4% de abatimento, e quem utilizar o IPTU Digital receberá 1% de desconto adicional, limitado a R$100,00. O pagamento só será válido por meio de QR Code, disponível no carnê ou na página da Prefeitura.

IPTU 2025 em São Vicente: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Já a Prefeitura de São Vicente iniciou a entrega dos carnês do IPTU 2025 desde o início do mês. Os contribuintes que optaram pela versão digital receberão o documento por e-mail, enquanto aqueles que não aderiram à plataforma terão o carnê impresso entregue via Correios.

O reajuste do IPTU foi fixado em 4,24%, abaixo dos índices dos dois últimos anos (4,61% em 2024 e 8,73% em 2023). Quem optar pelo pagamento à vista até 8 de janeiro terá 5% de desconto, enquanto quem preferir parcelar o imposto poderá fazer o pagamento em até 12 vezes, com vencimento a partir de 10 de janeiro. Os débitos podem ser quitados nos bancos conveniados ou via aplicativo.

O contribuinte pode emitira a segunda via do boleto através deste link.

Informações sobre o IPTU 2025 nas cidades de Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande seguem aguardadas e a matéria será atualizada assim que dados forem fornecidos – Reprodução: Prefeitura de Praia Grande

Entenda quem deve pagar e para onde vai o dinheiro do IPTU

O IPTU é cobrado do proprietário do imóvel, conforme o Código Tributário Nacional.

No entanto, caso o imóvel seja alugado, o pagamento pode ser feito pelo locatário, desde que isso esteja especificado no contrato de locação, incluindo como será feito o pagamento.

Aposentados, pensionistas e algumas entidades, como culturais e esportivas, podem solicitar isenção do imposto, mas devem atender aos requisitos legais, que variam de cidade para cidade.

O valor arrecadado com o IPTU, por sua vez, é destinado aos cofres municipais, e a prefeitura decide como aplicar esse recurso, geralmente em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Autor

Mais lidas

O que aconteceu com o homem que foi jogado da ponte por PM

Mongaguá comemora 65 anos com programação especial

Mulher em chamas é encontrada morta em Jaguariúna; Vídeo

Homem passa mal e morre ao lado de UBS em Hortolândia; Vídeo

Policiais do Baep recuperam motos que haviam sido furtadas

VEJA TAMBÉM