Agentes do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de Piracicaba resgataram um cavalo em estado de abandono na manhã desta terça-feira (17). Eles encontraram o animal com as patas amarradas em uma estrada rural no bairro Monte Branco, por volta das 9h40, em uma cena de descuido.
A ação de resgate contou com a ajuda de munícipes, que auxiliaram no processo. A equipe usou uma retroescavadeira para erguer o cavalo com segurança, permitindo retirá-lo da situação de perigo.
Após o resgate, a equipe levou o cavalo para as dependências da corporação. Em seguida, a equipe ofereceu cuidados provisórios ao cavalo resgatado enquanto avalia sua condição de saúde.
Condições do cavalo resgatado
De acordo com a equipe do Setor de Direito Animal da Guarda Civil Municipal, o cavalo é adulto. A equipe encontrou o cavalo deitado devido a um problema ortopédico crônico, que causou a falência dos ligamentos do aparato suspensor bilateral.
Além disso, o animal também sofre de osteoartrite, o que lhe causa dor, mas que já está sendo tratado. A equipe médica está monitorando sua recuperação para garantir o melhor tratamento possível.
A equipe levou o cavalo ao Disk Animais, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), onde ele recebe os cuidados necessários para sua recuperação. Por fim, ele será leiloado.
Saiba mais sobre o Disk Animais
O Disk Animais fica na Rua Alberto Coral, Nº 1.500, no bairro Vila Fátima. O local abriga diversos tipos de animais, incluindo caprinos, suínos, bovinos e equídeos, como cavalos e jumentos.
O Disk Animais é, além disso, responsável pelo tratamento e cuidados de animais abandonados ou soltos em vias públicas, rodovias e áreas verdes de Piracicaba.