Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Bragança Paulista é ponto turístico desde 1964 e faz parte do Circuito Turístico entre Serras e Águas contando com 12 cidades que buscam garantir o desenvolvimento do ecoturismo regional.
Saiba os principais motivos para conhecer a cidade de Brangança Paulista:
Segurança
Quando se trata de índices de criminalidade, a cidade serrana está classificada entre as 10 cidades com menor índice de homícidos do país. Possibilitando aos seus moradores e visitantes, tranquilidade para realizar tarefas cotidianas e passeios turísticos.
Gastronomia
Aos amantes de comida e da degustação, um respiro de tranquilidade, a cidade é conhecida como a Capital Nacional da Linguiça. Oferecendo variações de sabores do prato culinário para agradar todos os gostos: com pimenta, sem gordura, com alho e até mesmo com ervas.
Se engana quem pensa que a cidade famosa oferece apenas opções de linguiça pura. Pelos restaurantes o ingrediente é incorporado a diversas receitas como: sanduíches, hambúrgueres, escondidinhos e tapiocas. O que não vai faltar é opção de pratos a experimentar.
Descanso e lazer
Jardim Público Municipal Parque Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme – Conhecido popularmente como Praça Central, é o lugar ideal para quem busca lazer conciliado com descanso. Passeios ao ar fresco, admirando a área coberta por verde em uma tarde de bate bapo com amigos e família dão fama ao lugar, que conta também com um parquinho infantil, garantindo a felicidade das crianças. Fugindo da calmaria, o Jardim Público é palco também de inúmeros eventos culturais promovidos pela cidade.
Lago do Taboão – Um dos cartões postais do município, conta pista de cooper, ciclismo, praças de esporte e anfiteatro, tudo isso em meio a natureza, ponto ideal para amantes do meio ambiente em busca de sossego, lazer e diversão.
Represa do Jaguary – Sendo a represa mais alta do sistema Cantareira e a maior da Região Matropolitana de São Paulo, tem disponibilizado campings, pousadas, restaurantes, lanchonetes e bares noturnos. Além de contar com pousadas de infraestrutura náutica, e vista de quedas d’água, cachoeiras e uma pequena piscina natural, onde embarcações particulares desembarcam, proporcionando monetos de diversão e relaxamento.
Museu do Telefone – Para apreciadores de história e do aparelho telefone, está presente na cidade o museu que conta com 66 peças telefônicas, incluindo uma réplica do primeiro aparelho telefônico vindo para o Brasil dado como presente para o Imperador Dom Pedro II, além de peças da Companhia Militar Brasileira e um telégrafo policial de 1910.
Museu Municipal Oswaldo Russomano – Com um acervo de 3 mil peças, foi inaugurado em 1966, em um dos prédios históricos da cidade, tombado pelo poder municipal. A locação foi edificada no auge do ciclo do café e abrigou o primeiro jardim de infância de Bragança Paulista, a Biblioteca municipal e o cartório eleitoral.
Parque Natural Arte Serrinha – Uma espécie de museu a ceú aberto, é possível admirar a vista da cidade caminhando por trilhas até o mirante, enquanto se aprecia de inúmeras obras criadas para ocupar espaço e causar interação a quem a vê, entre obras permanentes e aquelas que se desgastam com o passar do tempo.
Estádio Nabi Abi Chedid – Especialmente para os fãs do esporte, a cidade conta com o estádio do clube local, o Red Bull Bragantino, o “Nabizão” é palco de jogos dos principais campeonatos como Brasileirão e o Campeonato Estadual Paulista.
Por último e não menos importante Bragança Paulista conta com eventos por todo ano como: Feira das Nações, Expoagro, Carnaval, Exposição de Animais, Festa do Peão, Festival Arte Serrinha, Feira de Artesanato, Festival de Inverno e muitas outras atrações.