Parece cômico, mas é trágico. Uma ‘caixinha de Natal’ de funcionários foi furtada por uma idosa na Rotisserie & Doceria Cássia, no bairro Vila Margarida, em São Vicente, na manhã do último domingo (15). Desagradável e inesperado, o caso aconteceu durante uma compra de doces.
As imagens das câmeras de segurança, obtidas pelo VTV News, registraram o momento em que a idosa aproveitou a distração de uma funcionária e, sem ser percebida, colocou a caixinha em uma sacola por volta das 11h30.
No crime, a mulher levou cerca de R$300 e saiu da doceria sem levantar suspeitas. Poucos minutos depois, o item vazio foi encontrado, jogado em uma calçada, a apenas um quarteirão do local.
Furto de caixinha de Natal foi uma ‘surpresa’
A proprietária da doceria, Rita de Cássia, de 50 anos, só soube do ocorrido ao revisar as imagens das câmeras de segurança na segunda-feira (16). “Foi uma surpresa para todos nós. Nunca imaginaríamos que uma senhora seria capaz de fazer isso”, afirmou ao VTV News.
Além do valor em dinheiro, a caixinha também continha um cartão de agradecimento aos clientes.
Cinco funcionários, que estavam contando com o valor arrecadado, tinham planos importantes para a quantia – uma das funcionárias, por exemplo, é gestante e pretendia comprar fraldas.
‘Ninguém desconfiaria da suspeita’
Embora a idosa tenha sido vista rondando as proximidades antes do furto, ninguém desconfia dela.
Rita está à frente do negócio há 20 anos. Ela explicou que, em todo esse tempo, nunca havia passado por algo semelhante e que o episódio gerou muita indignação entre a equipe.
“Isso mexe com a gente, especialmente porque era uma pessoa que ninguém desconfiaria”, disse.
Entretanto, a doceria já providenciou uma nova caixinha para a arrecadação e garante que a equipe continue com o espírito de união, apesar da frustração do ocorrido.
‘Caixinha de Natal’ foi abandonada na rua após furto por idosa
Logo após o furto, uma amiga de Rita encontrou a caixinha vazia, jogada no chão, em uma calçada da Rua Cubatão. Ao reconhecer o item, ligou para o estabelecimento.
No entanto, mesmo com todos os esforços para reaver o valor, a proprietária decidiu não registrar um boletim de ocorrência (BO).
Rita finalizou a conversa alertando outros comerciantes: “Isso serve de alerta para todos nós, principalmente nesta época de final de ano, quando o comércio está mais movimentado. Precisamos ficar mais atentos a esse tipo de situação”.