Foto: Google / Divulgação
Pela terceira vez em dois meses, Campinas ficou sem estoque de vacinas contra a Covid-19. O último lote esgotou na tarde desta segunda-feira (16), e a Secretaria de Saúde informou que aguarda uma nova remessa até o final desta semana.
A responsabilidade pelo fornecimento das vacinas é do Ministério da Saúde, que distribui os imunizantes aos estados e, posteriormente, aos municípios. “A Secretaria mantém diálogo permanente com os dois governos a fim de garantir o abastecimento regular de todos os imunizantes nas unidades básicas”, destacou a pasta.
Após o recebimento da nova remessa, será traçada a estratégia de distribuição conforme o número de doses enviadas.
Histórico de desabastecimento de vacinas
O município já enfrentou outras situações semelhantes recentemente:
21 de outubro: O estoque se esgotou e, nove dias depois, foram distribuídas 5,9 mil doses, suficientes para atender a demanda até o final de novembro.
2 de dezembro: As vacinas Spikevax acabaram novamente, e uma nova remessa de 600 doses chegou no dia 5. Essas doses foram distribuídas entre seis dos 68 centros de saúde da cidade, que atende mais de 1 milhão de habitantes.
Como acompanhar a disponibilidade?
A população pode verificar a disponibilidade de vacinas nos postos de saúde por meio do site Remédios Campinas.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 e pede paciência à população enquanto aguarda a reposição dos estoques.
Saúde aguarda chegada de novas doses da vacina contra covid-19
Em nota a Secretaria de Saúde de Campinas disse que o estoque chegou ao fim na tarde de segunda-feira, (16) e que expectativa é receber os imunizantes ainda nesta semana.
“A Secretaria de Saúde espera receber novas doses da vacina de covid-19 ainda nesta semana. O estoque acabou na tarde de segunda-feira, 16 de dezembro.
Depois que os imunizantes chegarem, será traçada a distribuição, de acordo com o número de doses recebidas. A última remessa enviada a Campinas, em 5 de dezembro, tinha 600 doses. Na anterior, em 30 de outubro, foram 5,9 mil.
O Ministério da Saúde é responsável por fornecer as vacinas aos estados para distribuição aos municípios. A Secretaria Municipal de Saúde mantém diálogo permanente com os dois governos a fim de manter abastecimento regular de todos os imunizantes nas unidades básicas”, disse.
Serviço:
Para verificar disponibilidade da vacina, basta acessar o site remedios.campinas.sp.gov.br