Com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e acolhimento às pessoas em situação de rua no município, a Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), relocou a Casa de Passagem de Bragança Paulista, anteriormente conhecida como Albergue Municipal Maranata, para um novo endereço.
Desde o dia 21 de maio de 2024, a equipe do antigo Albergue Municipal Maranata remanejou suas atividades para o prédio recém-reformado, localizado na Avenida dos Imigrantes, nº 6.929, no bairro Jardim Fraternidade.
Gerenciada pela Semads, a Casa de Passagem realiza serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua, focando na dignidade humana e na transformação de vidas. A instituição oferece alimentação, banho, higiene pessoal, locais para descanso e pernoite, além de atendimento técnico com assistentes sociais e psicólogos. A equipe trabalha junto aos acolhidos na construção de propostas para superar a situação de rua, promovendo a reaproximação com familiares, desenvolvimento de autonomia e independência, encaminhamento para serviços de saúde e tratamento de vícios, cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho.
A Casa de Passagem visa um atendimento qualificado e intensivo aos cidadãos de Bragança Paulista, inclusive realizando o acompanhamento após o atendimento, para evitar que retornem à situação de rua. Para as pessoas de outros municípios, é oferecido um apoio emergencial e provisório, com recâmbio imediato para a cidade de origem, através do contato com familiares ou articulação com a assistência social do destino.
Serviço
O acesso ao serviço é feito por encaminhamento do Centro POP, Equipe de Abordagem Social, Guarda Municipal ou diretamente na Casa de Passagem entre 17h e 22h. Além disso, o veículo da abordagem social circula de segunda a sexta-feira, recolhendo pessoas em pontos estratégicos da cidade. A saída ocorre às 18h no Rodoterminal, passando pela Praça da Bíblia – Lavapés; Rodoviária Velha – Centro; Lago do Taboão (na feira de artesanato), Câmara Municipal e segue destino à Casa de Passagem.
Para mais informações, os interessados podem contatar a Casa de Passagem pelo telefone (11) 4035-2785, o Centro POP no (11) 4032-6400, a Abordagem Social no (11) 93023-8671, ou a Guarda Municipal pelo número de emergência 153.