Mais de 5 mil alunos do 1º ao 5º anos da rede municipal de ensino participam de mutirão de exames oftalmológicos e consultas com o objetivo de detectar problemas de visão, um dos maiores obstáculos ao aprendizado.
As crianças serão avaliadas por optometristas e oftalmologista em uma carreta que irá transitar pela cidade. Em caso de precisarem de óculos, receberão o utensílio por meio do serviço. Em caso de alguma outra patologia, a criança será encaminhada para a unidade de Saúde de seu bairro para consulta e encaminhamentos.
Para reduzir o trânsito entre as unidades de ensino e a carreta, o veículo ficará estacionado em três polos diferentes até 10 de agosto: no Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, o Romerão, no Centro; no Centro Esportivo Armando Cunha, no Jardim Casqueiro; e na Unidade Municipal de Ensino Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova.
A previsão é de que sejam feitos de até 180 atendimentos por dia. As crianças serão trazidas para a carreta diretamente das unidades de ensino por transporte providenciado pela Secretaria de Educação.