Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Campinas prevê troca total de redes de água até o fim do ano

A cidade já substituiu 430 km de tubulações; marca foi atingida nesta terça-feira (18/06)
180624_Entrega 430 km de Trocas de Redes da Sanasa_Foto Adriano Rosa (6)

A Sanasa atingiu, nesta terça-feira (18/06), a marca de 430 quilômetros de redes de água trocadas na cidade e o Plano Campinas 2030 prevê a troca total das tubulações até o fim de 2024. A marca aconteceu no Jardim Novo Campos Elíseos, onde já foram substituídos 25,2 quilômetros. Os encanamentos antigos estão sendo trocados por novos de polietileno de alta densidade (PeAD).

Esses novos 450 km de redes trocadas vão beneficiar cerca de 281 mil pessoas em mais de 90 bairros onde as obras estão sendo executadas. Só no Jardim Novo Campos Elíseos já foram substituídos 25,2 quilômetros de novas redes.


Continua após a publicidade

O Plano previa, inicialmente, chegar a 450 quilômetros de redes trocadas até o fim deste ano, porém esta meta deve ser antecipada, de acordo com o prefeito Dário Saadi. “Já chegamos muito próximo, acreditamos que os 450 quilômetros poderão ser atingidos em agosto ou setembro, e até o fim do ano vamos ultrapassar o compromisso que assumimos com a cidade”, afirmou.

“Trocar as redes antigas é importante porque, além de garantir segurança hídrica com a redução de perdas, estamos demonstrando o nosso compromisso com o meio ambiente. Com essa mudança climática, é muito importante focarmos na garantia do abastecimento de Campinas”, destacou o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.

As novas redes são instaladas com a tecnologia MND (Método Não Destrutivo). No passado, para as redes serem trocadas, era necessário abrir uma vala em toda a extensão da rua, causando inúmeros transtornos para os moradores e ao trânsito. Com o MND, bastam dois pequenos recortes no início e fim da quadra para que o equipamento (semelhante aos tatuzões que abrem túneis de metrô, mas em escala muito menor) faça a troca, diminuindo o impacto da obra. Enquanto o serviço é realizado, as casas são abastecidas por redes provisórias aéreas, que são desativadas ao término da obra.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Previdência Social de Bragança Paulista, INSS (Foto: Reprodução / MAPS)

Saiba como será feito a devolução dos descontos irregulares do INSS

Controladoria-Geral da União, CGU (Foto: Kenzo Suzuki ASCOM / CGU)

CGU alerta para golpe com promessas falsas de pagamento

auditoria do tcesp

Auditoria do TCE-SP revela cenário crítico em teatros e ginásios do interior e litoral paulista

Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução; Marcello Casal / Agência Brasil)

BC autoriza retomada dos serviços da C&M Software após ataque hacker

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.