O primeiro bebedouro triplo e inclusivo de Santos começou a funcionar no último fim de semana junto ao playground do Novo Quebra-Mar, no Parque Roberto Mário Santini, na orla do José Menino. O espaço ganhará, ainda este mês, um segundo equipamento, que será instalado entre o edifício do Centro de Treinamento de Alta Performance e o futuro Espaço Capoeira.
Confeccionado em concreto armado, o bebedouro foi projetado em três alturas e espaços distintos, de forma a garantir, também, o acesso a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, e a hidratação dos animais de estimação.
A cuba para pessoas com deficiência (PCD), localizada à esquerda, dispõe de dois bicos, um deles para uso de garrafas. Já no aparador de água à direita, em altura confortável para uso de um adulto, encontra-se o botão, devidamente sinalizado, que aciona a água para os pets, cuja cuba está localizada na base da estrutura. Todos os bicos contam com temporizador, de forma a reduzir as possibilidades de desperdício de água, e sistema antivandalismo.
“A água, tratada, é proveniente da rede da Sabesp, que já realizou testes de potabilidade”, ressaltou a arquiteta Tainah Perrotta, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento da instalação do bebedouro, a cargo da concessionária de abastecimento.