O inverno que começou às 17h50 desta quinta-feira (20/06) não deve ser rigoroso na região de Santos, mas ainda assim terá momentos de frio, de acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil. Desde a primavera do ano passado, as temperaturas, em média, estão acima do normal. Foram vários episódios de ondas de calor e, mesmo em junho, está um período de dias relativamente quentes. Isso se deve principalmente ao El Niño, que potencializa o calor em várias partes do planeta. O fenômeno encerrou agora e não atua no inverno, mas ainda produz alguns efeitos.
A tendência é de que demore um pouco mais do que o normal para ter frio. Será mais provável que ocorram dias frios apenas em julho e agosto. Mesmo assim, as temperaturas, em média, continuarão acima do normal.
O período de poucas chuvas segue até terça-feira (25) por conta de um bloqueio atmosférico. Mas a tendência é de que, ao longo do inverno, haja precipitações um pouco mais frequentes.
Próximos dias
Nessa sexta-feira (21/06), haverá elevação da cobertura de nebulosidade em parte do dia, mas a probabilidade de chuva continua baixa. O mesmo cenário continuará no final de semana, com a temperatura em elevação significativa durante os períodos diurnos, principalmente no domingo (23) e na segunda-feira (24/06).
Há previsão de mudança de tempo apenas a partir de terça-feira (25/06), com gradual avanço de algumas áreas de instabilidades e chuvas sobre a região.
Probabilidade de chuva
Sexta-feira (21/06): 30% – sem previsão de chuva;
Sábado (22/06): 20% – sem previsão de chuva;
Domingo (23/06): 20% – sem previsão de chuva.