Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Novos projetores de LED são instalados no Túnel Rubens Ferreira Martins em Santos

Equipamento substitui antigo sistema, que estava em funcionamento há 10 anos
Novos projetores de LED melhoram iluminação no Túnel Rubens Ferreira Martins, no Centro de Santos (5)

Um total de 661 projetores de LED, com 190 Watts de alta eficiência luminosa, já estão garantindo mais segurança para o trânsito de veículos e bicicletas no Túnel Rubens Ferreira Martins, em Santos. o Trecho é um dos principais eixos viários entre o Centro Histórico e a orla.


Continua após a publicidade

O novo sistema de iluminação substitui o antigo, que estava em funcionamento há 10 anos.  A instalação e os testes foram concluídos esta semana. 

No sentido Sul (Centro-Praia), foram instalados 339 projetores e, no sentido Norte (Praia-Centro), 322. Durante o dia, todos os projetores permanecem acesos, aumentando a segurança do local e facilitando a visibilidade. “Já à noite, funcionam cerca de 30%, o que resulta em uma iluminação eficiente, que mantém a segurança sem desperdício de energia”, explicou o secretário Wagner Ramos, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

A principal inovação do novo sistema é a disposição dos projetores na parte central superior do túnel, em fileiras paralelas, com eletrocalhas metálicas. A disposição dos cabos de alimentação e dos projetores, instalados nas laterais do túnel, era outro ponto crítico do antigo sistema, pois, devido a frequentes atos de vandalismo e furtos, havia interrupções constantes da iluminação.

“Esse posicionamento dificulta as ações de vandalismo e furtos e otimiza a distribuição da luz, garantindo uma iluminação mais uniforme”, afirmou o engenheiro eletricista Paulo Aguina, responsável pelo gerenciamento do projeto e acompanhamento das intervenções.

O projeto teve por objetivo eliminar problemas como ofuscamento e os efeitos conhecidos por ‘buraco negro’ e ‘black-out’. “A iluminação na entrada do túnel foi reforçada com uma maior quantidade de projetores, com o objetivo de minimizar o efeito de ofuscamento e permitir uma adaptação gradual dos olhos dos motoristas à iluminação interna”, explica Aguina.

A substituição da iluminação no túnel representa um investimento de R$ 1.020.219,41 e ficou a cargo do consórcio formado pelas empresas Seven, Quantun e Fortnort (SQF IP Santos), responsável pela manutenção da iluminação pública e expansão da rede desde abril de 2023. 


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.