Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Bragança Paulista: 8ª melhor cidade do país com mais de 100 mil habitantes para morar

Município é o 36° no ranking das melhores cidades para viver no Brasil
m_57_6_3_28062024095048

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Bragança Paulista é a 8ª colocada e a única da região a figurar na lista criada pela Gazeta do Povo. A cidade também está em 36º no ranking dos melhores municípios para se viver no país.

Com base em diferentes índices, as cidades receberam nota geral de 0 a 10. Bragança Paulista está com a nota 7,26 (apenas 169 cidades obtiveram nota superior a 7). A média dos municípios brasileiros ficou em 5,66 pontos.

O veículo de comunicação compilou uma ampla base de dados, levando-se em consideração levantamentos oficiais, para identificar a melhor cidade para morar no Brasil. A matéria é de autoria de Gabriel de Arruda Castro, jornalista e mestre em Política e Administração Pública.

As estatísticas permitiram uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros. A lista de indicadores levadas em conta no ranking são:

  • Educação (IDEB Ensino Fundamental – anos finais; IDEB Ensino Médio (2021); índice de analfabetismo e vagas de ensino superior);
  • Taxa de homicídios;
  • Saúde (número de leitos hospitalares, mortes evitáveis e número de médicos);
  • Economia (PIB – Produto Interno Bruto e população empregada;
  • Infraestrutura (vias públicas com pavimentação e meio-fio na área urbana, domicílios ligados à rede de esgoto, abastecimento de água, aglomerados subnormais e domicílios com coleta de lixo 2022);
  • Expectativa de vida;
  • Mortes no trânsito;
  • Suicídios;
  • Cultura (salas de cinema e bibliotecas públicas); e
  • Famílias em situação de rua.

Na educação, neste ano, Bragança Paulista conquistou o 7º lugar entre os 600 municípios mais bem avaliados na categoria percentual de crescimento na fluência leitora de São Paulo.


Continua após a publicidade

Em relação a taxa de homicídios, Bragança Paulista foi classificada como a 7ª cidade do Brasil com a menor taxa de homicídios entre os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência divulgado no último dia 18 de junho. A taxa de homicídios em Bragança Paulista é de 4,5 por 100 mil habitantes.

Entre os 645 municípios do Estado, Bragança Paulista foi a 38ª cidade que mais gerou empregos com carteira assinada nos últimos 12 meses. O ranking das campeãs de vagas foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );