O Medcão, projeto de intervenção assistida por animais para pacientes em recuperação, tem levado alegria e conforto às pessoas internadas em hospitais de Campinas. O Hospital Santa Tereza recebeu nesta quarta-feira (10/07) a equipe do Medcão.
Os cães e voluntários visitaram os quartos dos pacientes em recuperação no hospital. Karin Silva, mãe de Gustavo, que está internado, contou a equipe de reportagem da VTV que a atividade é muito prazerosa. “Fez total diferença trazer os cachorros aqui, foi muito prazeroso, o Gustavo já tem duas gatas em casa, e amou esse contato com os animais”, declarou. (veja abaixo)
O projeto surgiu por acaso, há 25 anos, a partir do trabalho de Hélio Júnior, presidente da Medcão. Ele trabalhava com comportamento de cães e procurou saber mais sobre a intervenção assistida por animais depois de participar de um evento com cachorros e crianças com síndrome de down.
“Na verdade a Medcão surgiu por um acaso. Eu fui convidado a participar de um evento da semana da criança na Apaae de Campinas. A partir desse momento percebi os benefícios dessa interação entre os cães e as crianças com síndrome de down e comecei a estudar sobre a intervenção assistida por animais na recuperação de pacientes ou pessoas com alguma condição”, contou Hélio.
As atividades contam com voluntários e cachorros, tanto dos participantes do projeto, quanto outros cães da Medcão. A iniciativa tem levado sorrisos e momentos leves para pacientes que passam por alguma recuperação.