Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Referência em pesquisa, IAC de Campinas tem plantas de mais de 80 anos

Instituto conta atualmente com 161 pesquisadores científicos e 319 funcionários de apoio.
iac

Nos 250 anos de Campinas, um local não poderia ficar de fora das homenagens e comemorações. O Instituto Agronômico de Campinas, referência em pesquisas para a agricultura. Um dos pontos fortes são as análises de café, cultura que historicamente ajudou no desenvolvimento do município.

“Campinas é uma cidade que respira café. Se você pegar todas as estações férreas da região, todas passam por Campinas e por causa do café”, explica o pesquisador do IAC, Sérgio Parreiras Pereira.

Fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas, o Instituto Agronômico (IAC) passou para a administração do governo de São Paulo em 1892. Atualmente, é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O centro de café do instituto hoje tem o maior banco de geoplasma de café do Brasil, que é uma coleção de espécies vivas em campo. Algumas plantas têm mais de 80 anos e servem para estudos e pesquisas na área.

“Temos plantas que são patrimônio nacional, integram pesquisas importantes. O IAC mantém o café vivo e faz parte do DNA de Campinas”, completa Sérgio.


Continua após a publicidade

O instituto figura como um dos responsáveis para o progresso de Campinas. O prefeito de Dário Saadi entende a importância do IAC, que é a instituição de pesquisa agrícola mais longeva da américa latina.

” O IAC trouxe pra cidade essa vocação da pesquisa da ciência. Cria variedades resistentes e melhorias na produtividade”, afirma.

O IAC conta atualmente com 161 pesquisadores científicos e 319 funcionários de apoio.

Autor

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );