A 7ª edição da Maratona de Campinas acontece neste domingo (14/07), no dia do aniversário da cidade, que completa 250 anos. A largada acontece às 6h30, na Av. José de Sousa Campos, 1600, no bairro do Cambuí.
No total, 2.227 atletas vão disputar a prova, que conta com percursos de 42km, 21km, 14km e 7km. Cada corredor vai ganhar uma medalha após completar a disputa.
Veja também:
- Primeiro dia de retirada de kits da Maratona de Campinas começou nesta sexta (12)
- Funcionários de autopeças se preparam com “aulão” para a Maratona de Campinas
- Corredor de 81 anos cita expectativa para disputar a Maratona de Campinas
- Maratona de Campinas traz impacto positivo para a economia da cidade
- Corredores se preparam para disputar a Maratona de Campinas
Este sábado (13/07) foi o segundo dia de retirada dos kits para a Maratona. A entrega do material começou na sexta-feira (12/07), quando mais de mil kits foram retirados.
Entre os participantes de todas as categorias, 59% são do sexo masculino e 41% do feminino. Há atletas de nove estados e 153 cidades. Campinas é a que tem o maior número de inscritos (56%), na sequência aparecem Valinhos (4%), São Paulo, Hortolândia, Paulínia e Sumaré (3%), Indaiatuba e Juiz de Fora (MG) com 2%. As demais cidades respondem por 24%.
“A Maratona tem sido um sucesso a cada ano, temos muitas participações de pessoas de cidades vizinhas e este ano tem tudo pra ser mais uma prova bonita”, diz o diretor excutivo da VTV, Marcus Mansur.
Estrutura
O evento conta com toda estrutura necessária para os atletas, como distibuição de 50 mil copos de água, frutas e isotônico, além de 40 banheiros químicos disponíveis.
“A gente pede para que todos os atletas cheguem cedo para poder se posicionar e não perder o horário de largada. Temos uma estrutura bem legal destinada aos atletas” ressaltou a analista de eventos da VTV, Aline Abreu.
Para o evento, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) montou um esquema operacional de trânsito e transporte. As ações operacionais começam já na madrugada deste domingo.
Economia
Muitos corredores de outros estados e municípios vão se hospedar em hotéis de Campinas, além do público que vai acompanhar a competição. O secretário muncipal de esportes, Fernando Vanin, ressalta a importância da prática esportiva e de competições no município.
“Campinas é um dos poucos lugares que tem uma maratona, isso mostra o diferencial da cidade. Muitos corredores migram de outro estado para participar deste evento, estamos percebendo o aumento da prova nos últimos anos, isso é bom para a economia e turismo”, explicou o secretário.
Cada um treina do seu jeito
Muitos corredores treinam em grupos, como a empresária Cyntia Hilkner, que vai correr o percurso de 21 km. “Eu procuro as provas para manter o foco e continuar treinando, quando começo a correr é uma terapia”, ressaltou Cyntia, que já treina há seis anos.
O professor Décio Araújo também optou pelo percurso de 21 km, ele cita a motivação nos treinamentos em equipe. “Correr em grupo é bem diferente, é muito atrativo, a corrida é meu psicólogo, me tirou da depressão e ajudou na minha saúde, perdi 16 kg em dois anos de corrida e sigo na luta”, afirmou.
A 7ª edição da Maratona de Campinas também é uma oportunidade para disputar uma prova entre amigos. Colaboradores da Rocha Auto Peças fizeram um “aulão”, em parceria com a academia Reviva, que serviu de preparação para o evento. No total, 20 colaboradores da empresa participaram da atividade que contou com treino de alongamento e aquecimento, além da simulação da prova.
Dentre os mais de 2 mil atletas que vão disputar a 7ª edição, alguns chamam a atenção pela curiosidade. É o caso de Roberto Masi, de 81 anos, o corredor mais “experiente” da disputa. Já são oito décadas de muita paixão pela atividade física.
“Não fumar, não beber, ter um bom sono e uma boa alimentação, isso é suficiente para ter resistência para correr e conseguir fazer os treinamentos”, explicou Roberto. “É um sentimento muito bom, vou fazer o percurso de 14km e posso acompanhar minha mulher que também está correndo. Vai ser uma festa com a família e amigos, é uma satisfação estarmos todos juntos”, finalizou.