SUS Digital amplia acesso da população às informações de saúde e inicia a implantação de prontuário unificado
Quem precisava acessar dados como cartão de vacinação algumas outras informações mais limitadas já deve teve baixado o Conecte Sus. O aplicativo foi muito usado durante a Pandemia, mas essa semana ganhou um sucessor.
O aplicativo Meu SUS Digital alcançou um marco significativo, são mais de 30 funcionalidades que proporcionam maior acesso às informações de saúde e serviços para a população através de dispositivos móveis. Uma das inovações é a possibilidade de registrar atendimentos clínicos nas Unidades Básicas de Saúde, permitindo aos usuários avaliar a qualidade da assistência e as condições das instalações. Essa iniciativa faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para a transformação digital do SUS, trazendo mudanças importantes na forma como os usuários se relacionam com o sistema de saúde.
Com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos, o Meu SUS Digital é o aplicativo de saúde mais baixado na categoria de aplicativos gratuitos.
As novas funcionalidades oferecem maior autonomia aos cidadãos, permitindo um acompanhamento mais detalhado de sua saúde e cuidado pessoal. Além disso, os dados coletados são fundamentais para aprimorar as políticas públicas e a eficiência da assistência.
A avaliação dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde reforça a estratégia de fortalecimento da Saúde da Família, enquanto a futura disponibilidade do acompanhamento de consultas, exames e procedimentos em toda a rede do SUS promete facilitar ainda mais a vida dos usuários.
Para promover a interatividade e inclusão de todos os cidadãos, está sendo lançada uma nova funcionalidade que permite aos usuários registrar informações como raça, etnia, nome social e endereço. Esses dados são de extrema importância para monitorar indicadores de saúde e planejar políticas públicas que visem promover a equidade.
Além disso, o aplicativo Meu SUS Digital oferece acesso à carteira nacional de vacinação, com emissão de certificados, e autorização para retirada gratuita de absorventes através do programa Dignidade Menstrual. Também é possível verificar o histórico de dispensação de medicamentos do programa Farmácia Popular, que em breve será expandido para incluir o acesso a receitas e medicamentos oferecidos pelo SUS. De forma inovadora, o aplicativo permite ainda o acompanhamento da fila de transplantes e a emissão da carteirinha de doador de sangue.
O app oferece também acesso direto aos dados por parte dos usuários, o programa SUS Digital prevê o acesso ao prontuário eletrônico do paciente durante a consulta, a expansão da telessaúde, o diagnóstico da maturidade em saúde digital das cidades brasileiras e o planejamento de ações regionais com base na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Essas medidas visam aprimorar e modernizar o sistema de saúde, garantindo um atendimento mais eficiente e de qualidade para todos os cidadãos.