A espera acabou para os amantes da música em Santos e região. O Santos Jazz Festival revelou nesta terça-feira (23) a programação da sua 14ª edição, que promete transformar a cidade em um grande palco de encontros entre jazz, blues, MPB, soul e música instrumental. Com atrações gratuitas de 23 a 26 de julho, o evento chega com uma programação diversa, ocupando espaços tradicionais como o Sesc Santos, o Centro Histórico – com palco montado pela primeira vez em frente ao Museu Pelé – e a Concha Acústica.
A abertura do festival será marcada por uma homenagem especial aos 80 anos de Maria Bethânia, que também celebra seis décadas de carreira em 2026. A cantora, uma das maiores referências da música popular brasileira, será reverenciada em uma apresentação no Teatro do Sesc Santos, na quinta-feira (23), a partir das 19h.
Para celebrar a trajetória da artista baiana, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos recebe três grandes vozes da música brasileira: Monica Salmaso, Fabiana Cozza e Monna. O espetáculo promete revisitar a força poética e musical de Bethânia, cuja carreira atravessa gerações e reúne momentos marcantes da cultura nacional.


Sobre Maria Bethânia
Nascida em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, Maria Bethânia iniciou sua trajetória profissional em 1965, substituindo Nara Leão no espetáculo “Opinião”, no Rio de Janeiro. A interpretação de “Carcará” se tornou um dos símbolos de sua carreira e de um período histórico do país. Ao longo dos anos, construiu parcerias com nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Chico Buarque, além de conquistar marcas históricas como o sucesso do álbum “Álibi”, que ultrapassou um milhão de cópias vendidas.
Música ao ar livre toma conta do Centro Histórico
Na sexta-feira (24), o Santos Jazz Festival ganha as ruas e chega ao Valongo, em frente ao Museu Pelé, com uma programação ao ar livre. A noite começa às 18h com o VDJ Mamuth, trazendo uma mistura de jazz, soul e black music.
Na sequência, às 19h, o público confere o Casarasta, com um repertório inspirado no balanço de Jorge Ben Jor e outros grandes nomes da música brasileira. Às 20h30, o músico santista João Maria apresenta o projeto “Cazuza In Blues”, trazendo novas leituras para clássicos do artista.
Às 22h, o Mark Lambert Trio apresenta standards do jazz, blues e soul, preparando o clima para a grande atração da noite: Sandra Sá. A cantora, dona de uma das vozes mais marcantes da música brasileira, retorna ao Santos Jazz Festival após sua participação em 2019 para celebrar mais de 45 anos de carreira.


Sábado reúne talentos locais, homenagens e grandes encontros
O sábado (25) será o dia mais intenso da programação, reunindo apresentações durante todo o dia no Centro Histórico. A programação começa com o tradicional Bonde Jazz, que retorna ao festival com apresentações do Duo Letícia Caires e Bheto Alves, às 15h, 16h e 17h, com saídas em frente ao Museu Pelé.
O VDJ Mamuth abre novamente os trabalhos musicais, seguido pela apresentação dos grupos de sopros e percussão do Projeto Guri de Santos e São Vicente. Depois, às 16h30, o coletivo Jam AfroCaiçara leva ao palco a mistura de ritmos e referências da Baixada Santista.




Às 18h, o público poderá conferir o encontro entre o renomado músico baiano Gabi Guedes e a Banda Querô, do Instituto Arte no Dique. Na sequência, Carla Mariani & Banda celebram 20 anos de carreira com um show que une composições autorais, jazz e blues.
A noite também terá espaço para grandes homenagens ao jazz mundial. A banda Jazz PrazzDezz celebra os centenários de Miles Davis e John Coltrane, dois gigantes que revolucionaram a história do gênero.
Miles Davis, conhecido como “Picasso do Jazz”, marcou gerações com obras como “Kind of Blue” e suas experimentações com o jazz elétrico. Já Coltrane, considerado um dos maiores saxofonistas da história, influenciou não apenas o jazz, mas também outros estilos musicais.
O sábado segue com Diego Alencikas Sexteto e convidados, às 22h30, e termina com o groove afro-brasileiro da banda Bixiga 70, que sobe ao palco à meia-noite.



Encerramento celebra Ivan Lins
No domingo (26), o festival chega à Concha Acústica, no Canal 3, para a despedida da edição 2026. Às 18h, o Coral Municipal de Santos e o Quarteto de Cordas Martins Fontes apresentam uma homenagem ao cantor e compositor Ivan Lins.


Festival mantém tradição de diversidade e inclusão
Criado em 2012, o Santos Jazz Festival chega à sua 14ª edição consolidado como um dos principais eventos musicais do Estado de São Paulo. Ao longo da história, o festival já promoveu 255 shows, reuniu mais de mil músicos, realizou oficinas e levou cultura para mais de 120 mil pessoas.
Com uma identidade marcada pela mistura de estilos, o evento valoriza diferentes vertentes do jazz e suas conexões com outros ritmos, como blues, soul, samba jazz, jazz latino e música brasileira.
Além da celebração musical, o festival também reforça seu compromisso social. Nesta edição, a programação destaca os 20 anos da Lei Maria da Penha, com ações voltadas à conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
“Teremos uma edição diferente, onde o palco pela primeira vez estará em frente ao Museu Pelé, em um ano especial pela Copa do Mundo, retomando também o Bonde Jazz com apresentação de um duo, tornando o passeio ainda mais cultural”, destaca a diretora-executiva Denise Covas Borges.
Para o diretor de produção Jamir Lopes, a força do festival está justamente na diversidade. “A curadoria há catorze anos dá identidade, relevância musical e conexão com o público. Este ano destacamos as homenagens aos 80 anos de Maria Bethânia e aos centenários de gênios do jazz como Miles Davis e John Coltrane”, afirma.
O 14º Santos Jazz Festival conta com a chancela da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), patrocínio de Santos Brasil e Sabesp, correalização da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura, apoio institucional da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo e apoio cultural do Sesc Santos e Arte no Dique.
Com entrada gratuita, o festival promete mais uma vez unir música, história e encontros em uma celebração cultural que já faz parte do calendário de Santos.