fbpx
Search
Close this search box.

Acic aponta que 76% dos campineiros fazem compras pela internet

Segundo especialista, tendência vem aumentando desde a pandemia

A utilização de aplicativos de celular/smartphone para compras on-line foi a forma mais utilizada por 76% dos consumidores de Campinas para adquirir produtos via internet, considerando o período de 2023 e 2024. O dado foi apurado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) com base em uma pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade), feita por amostragem via telefone e divulgada neste mês de julho. De acordo com a Acic, 67% dos campineiros afirmaram em uma avaliação anterior que usavam aplicativos de celular para compras.

O estudo da Fundação Seade teve o objetivo de abordar os hábitos de consumo virtual da população em todo o Estado, com foco específico na utilização de aplicativos para aquisição de mercadorias ou contratação de serviços. Na pesquisa original, que não apresentou dados municipais, os resultados mostram que 49% dos paulistas do interior utilizam atualmente aplicativos para a aquisição de produtos e/ou serviços, enquanto o índice na Região Metropolitana de São Paulo é levemente mais elevado, 51%.

O Departamento de Economia da Acic analisou e regionalizou os dados do estudo. Desde a pandemia da covid-19, houve o avanço da inovação tecnológica e da Inteligência Artificial, e o comércio eletrônico vem evoluindo rapidamente nesse quesito. Os especialistas afirmam que essa é uma ferramenta fundamental para o desempenho do segmento varejista mundial, aumentando as vendas e conquistando novos clientes, o que acabou acelerando novas tendências. Portanto, ainda segundo os responsáveis pelo Departamento de Economia da ACIC, os consumidores estão modificando a maneira de realizar as suas compras via comércio eletrônico, assim como o pagamento, priorizando a praticidade e rapidez.

Fatores

O economista da Acic, Mário Eduardo Campos, explicou que há uma tendência de crescimento nas vendas feitas em Campinas por meio de aplicativos de celular. “É algo que vem crescendo a cada dia. As pessoas estão cada vez mais confiantes e familiarizadas com esse tipo de transação. Principalmente depois da pandemia, quando todo mundo ficou em casa. Isso acabou se expandindo desde aquela época. Acredito que até mesmo as pessoas com mais dificuldade (tecnológica), como os mais idosos, acabam recorrendo a um filho, um neto, um amigo pra fazer essas compras on-line. Está ficando cada vez mais seguro, e normalmente os preços são menores do que as ofertas presenciais. Isso é um grande atrativo, mas lógico que precisamos tomar cuidado com ofertas muito mirabolantes, como em todo negócio”, explicou.

Ainda de acordo com o especialista, vários fatores têm contribuído para as mudanças do comportamento dos consumidores, e um deles é a importância da consciência ecológica, da sustentabilidade e a expectativa pela chegada de novas tecnologias. “Tivemos a pandemia, o receio de sair de casa e de estar em contato com as pessoas. A mudança de comportamento começou a partir daí. E também a facilidade e a questão de economia. Você compra o mesmo produto. O que vai fazer a diferença? O preço e a condição de entrega. O comércio eletrônico te permite fazer comparações mais rapidamente, além de facilitar a logística dos consumidores. Ainda considerando o atual momento de Campinas, podemos destacar a compra on-line de produtos da linha branca, além de eletroeletrônicos, como smartphones. Até alguns artigos de supermercado você também encontra em alta, devido ao conforto proporcionado ao usuário”, pontuou.

Por fim, o economista da Acic destacou que diversas tendências tecnológicas estão ganhando força na atualidade. “O Mobile Commerce (M-Commerce), aparece como a mais forte, e as compras por smartphones estão ganhando espaço, mas vale ressaltar que a segurança de dados no varejo on-line passou a ser fundamental por parte dos consumidores, assim como das empresas. Tomem muito cuidado com o que pretende-se adquirir de forma virtual”, aconselhou.

Autor

Mais lidas
Foto/reprodução: CCI

Carreta trava rodovia e congestiona trânsito na Cônego Rangoni

Tentativa de furto termina em disparo contra vizinho que flagra o crime; Vídeo

Empresário morto em aeroporto delatou lavagem de dinheiro do PCC na Baixada Santista

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

VEJA TAMBÉM