O Hospital PUC-Campinas notificou uma superlotação no Pronto-Socorro Adulto do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade informou que tem capacidade para 20 leitos, mas que, nesta quinta-feira (25/07), possui 75 pacientes internados, todos de alta complexidade.
De acordo com o hospital, os pacientes de maior complexidade têm cardiovasculares, neurológicos e com doenças respiratórias, intensificadas em função do inverno. O atendimento está 275% acima da capacidade. Em maio deste ano, a unidade enfrentou outra superlotação.
Dessa forma, o Hospital PUC-Campinas informa e pede que a população procure outras locais de saúde. “Para garantir e preservar a segurança técnica assistencial e o atendimento com qualidade, o Hospital, solicita que a população busque outras instituições de saúde”, disse a unidade.
O Hospital não tem um atendimento Porta Aberta pelo SUS e recebe somente pacientes encaminhados pela rede. Porém, a unidade informa que todos que procuram o Hospital PUC-Campinas por demanda espontânea passam por classificação de risco, e que no momento existe uma busca grande de casos de alta complexidade.
Segundo a notificação, o Hospital tem trabalhado com a Secretaria de Saúde para remanejar os pacientes menos complexos.