Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Maré Vermelha faz governo proibir comércio de moluscos no litoral de SP

Mariscos, mexilhões e ostras provenientes de Peruíbe, Cananeia, Itanhaém e Praia Grande não podem ser comercializados por conta de possível contaminação por microalgas tóxicas
Maré Vermelha

O governo de São Paulo proibiu, em todo o Estado, a venda de moluscos bivalves, como mariscos, mexilhões e ostras, provenientes das cidades de Peruíbe, Cananeia, Itanhaém e Praia Grande, no litoral paulista e Baixada Santista. A medida foi tomada em função da presença de microalgas tóxicas Dinophysis acuminata, causadoras do fenômeno conhecido como “Maré Vermelha”.

Após recomendar a suspensão do consumo, o Governo de São Paulo publicou um comunicado sobre a proibição do comércio de moluscos no Diário Oficial. De acordo com a medida, a determinação vale para os estoques de alimentos produzidos desde 30 de julho.

A concentração das microalgas estava acima do valor máximo permitido nas praias de Guaraú, em Peruíbe; Balneário Gaivotas, em Itanhaém; Canto do Forte, em Praia Grande; e, por fim, Itapitangui, em Cananeia.

“O fenômeno conhecido como Maré Vermelha é por conta da proliferação de muitas algas. Dois fatores são os principais causadores desse fenômeno: a oscilação de temperatura ou o aumento de sais minerais na água”, explica o biólogo Élcio Furlan.


Continua após a publicidade

A microalga pode produzir uma toxina diarreica, que tende a se acumular em organismos marinhos filtradores, como mexilhões e ostras, podendo causar intoxicações alimentares quando consumidos.

“Se alimentar de um molusco contaminado pela Dinophysis acuminata acarreta em intoxicação porque eles filtram partículas da água para se alimentar e aí acabam ingerindo a toxina. Logo, o ser humano não pode ingerir esses animais”, conclui Furlan.

Autor

Mais lidas
bike-santos-gratis (2)

Adolescentes confessam roubo a corrente de mulher que corria na orla de Santos

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho jennifer kalenberg unsplash

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho

Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

Crime é investigado como feminicídio seguido de suicídio (Foto: Celso Ricardo)

Jovem é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é investigado como feminicídio

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.