Duas baleias-franca, mãe e filhote, apareceram no mar de Florianópolis na última quarta-feira (21), quando alunos de canoagem faziam a travessia da praia da Cachoeira do Bom Jesus para a Ilha do Francês, na região norte da cidade. (Veja o vídeo abaixo)
A espécie dos animais foi confirmada pelo Projeto Franca Austral (ProFranca) que trabalha em prol da preservação da baleia-franca-austral.
As imagens foram feitas por uma integrante do grupo e impressionaram a todos. Pesquisas realizadas são realizadas pelo ProFranca a longo prazo, como a execução de metodologias inovadoras aplicadas para descobertas de novas informações biológicas sobre a espécie. A sede do Projeto fica no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, Santa Catarina.
“A sensibilização e responsabilidade ambiental também estão presentes através de ações de mobilização social, educação ambiental, capacitações e atividades escolares, contribuindo para a formação de cidadãos ativos na valorização do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável”, informa.
Sobre a espécie
As baleias-franca são cetáceos de grande tamanho e podem atingir, segundo registros históricos, mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos machos.
O corpo é negro e arredondado, sem aleta dorsal e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total, nela destacando-se a grande curvatura da boca, que abriga, pendentes, cerca e 250 pares de cerdas da barbatana, que são ásperas e na sua maior extensão negro-oliváceas.
As fêmeas adultas, segundo registros de captura, podem chegar a pesar mais de 60 toneladas, enquanto que para os machos pesos acima de 45 toneladas não são incomuns.
As nadadeiras peitorais das baleias franca também bem características, com formato trapezoidal.
A cauda é bastante larga e pontuda, e toda preta. A largura da cauda, entre as pontas, corresponde a 1/3 do comprimento total do corpo.
Onde tem a baleia?
Elas são encontradas no Litoral Sul de Santa Catarina, entre Palhoça e Laguna. A temporada da espécie ocorre entre os meses de julho a novembro.