César Nascimento (PSD) foi o primeiro candidato a participar da sabatina realizada pela VTV/SBT. O político, de 52 anos, é o candidato da situação, com o apoio do atual prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira.
Formado em gestão empresarial, César Nascimento foi eleito vereador nos últimos três pleitos. Ele também foi secretário de governo. Na sabatina, ele respondeu os principais desafios da cidade de Cubatão.
Saúde
César Nascimento destacou que a área da saúde foi o maior desafio do governo. Ele citou no ano de 2017, haviam hospitais fechados e prontos socorros sem medicamentos. O vereador pontuou que hoje o cenário é diferente e que a situação foi normalizada. “Todas unidades de saúde estão equipadas, Cubatão é a primeira cidade da Baixada Santista a ter psicólogos”, salientou César.
Outro ponto abordado na área da saúde foi a questão de atendimento especializado para a população. César disse que pretende criar o aplicativo da saúde para os idosos marcarem os exames e acompanhar a agenda médica pelo portal.
Questionado sobre a demora das consultas médicas, César disse que nenhuma pessoa espera seis meses para poder passar em uma consulta, com exceção de casos que precisam ser direcionados para o AME.
📲 Participe do canal VTV News no WhatsApp
Educação
Em relação a pauta de educação, César Nascimento prometeu que até o fim de 2026, todas as escolas serão de período integral. “A criança não vai ficar estudando o dia todo, vamos incentivar a cultura e o esporte dentro das escolas. Vamos criar o ENEM Municipal para fazer um diagnóstico da educação do nosso município”, afirmou.
Segurança
César Nascimento foi questionado sobre a parte da segurança, que tem sido um dos problemas das cidades da Baixada Santista. Vale destacar que neste mês, uma quadrilha atacou agências bancárias na cidade, assustando a população, houve uma troca de tiros intensa com a polícia. O candidato admitiu que precisa de um aumento do efetivo policial na cidade e que está sendo construido uma nova companhia de polícia no bairro do Jardim Casqueiro.
“Vamos colocar mais de 2 mil câmeras na cidade, com reconhecimento facial e de placa, isso vai contribuir na segurança”, disse o candidato.
Habitação
O candidato também falou sobre o problema de habitação da população que mora em área de risco, sobretudo quando tem chuva forte. César comentou que já existe um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a área do Pilões e da Vila Noel. “Nossa intenção é zerar o défict habitacional em 10 anos, não queremos ter famílias morando em palafitas, isso é absurdo. Temos que levar dignidade para essas pessoas”, complementou.
Pergunta dos Internautas
Um dos diferencias da sabatina, realizada pela VTV/SBT, foram as perguntas feitas por internautas, que querem saber a opinião dos candidatos sobre diversos assuntos. Uma delas foi a questão da defasagem salarial dos servidores públicos, especialmente dos cargos com ensino fundamental e médio.
César Nascimento colocou a culpa na gestão anterior, citando que houve mudanças no governo de Ademário. O candidato reconheceu que o salário está baixo, mas vai sentar e fazer um projeto de recuperação salarial da classe, de forma racional.