A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou, neste sábado (31), a escultura “Touro Indomável”, localizada na rotatória ao lado da Feira de Arte e Artesanato (Feart), na Avenida Marginal. A obra, patrocinada pela Motorola, representa a celebração da rica tradição cultural e da vigorosa economia da cidade, e faz parte das três esculturas assinadas pelo artista Rafael Brancatelli em comemoração aos 70 anos da cidade. (veja o vídeo abaixo)
A cerimônia de inauguração contou as presenças do prefeito Gustavo Reis, das secretárias de Turismo e Cultura, Mariana Camargo Bruscato, e de Gabinete, Maria Emília Peçanha de Oliveira, do artista Rafael Brancatelli e do diretor de operações da Motorola, Ernesto Levy, entre outros convidados.
“É impossível contar a história de Jaguariúna sem dedicar alguns capítulos ao Jaguariúna Rodeo Festival. E o maior símbolo do rodeio é o touro. Essa obra ‘Touro Indomável’ conecta Jaguariúna ao seu maior cartão-postal, pelo qual nossa cidade é reconhecida nacionalmente. Essa grande obra vai fomentar ainda mais o nosso turismo e as nossas tradições e é um presente da Motorola aos 70 anos de Jaguariúna”, disse o prefeito.
A obra também simboliza a força e a pujança que caracterizam Jaguariúna, sede de importantes empresas de diversos setores
Jaguar Negro e Cavalos Brancos
A primeira obra entregue foi “Jaguar Negro”, no dia 24 de agosto. Ela possui um design que expressa as características de imponência e força sem demasiada agressividade. A obra passa uma sensação de que o animal está em movimento.
A terceira e última escultura “Cavalos Brancos” será inaugurada no dia 7 de setembro às 17h. Ela se inspirou na raça mangalarga marchador para concepção das esculturas, deixando claro sua própria leitura estética do animal, transmitindo também sensação de movimento e elegância.
A triologia de obras também deverão fomentar o turismo local na principal avenida da cidade, que é a porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista.
Ficha técnica sobre as obras
A escultura “Touro Indomável” possui 5m de comprimento por 2m60 de altura e pesa cerca de 400kg. É feita de vários materiais como aço, resina, EPS e fibra de vidro. Sua pintura dourada intensa faz alusão ao ouro que representa o Rodeio.
Já a escutura “Jaguar Negro” tem 5m de comprimento e 2m30 de altura e pesa cerca de 300kg. Foi utilizada uma gama de materiais como aço, resina, EPS e fibra de vidro, com pintura brilhante que se destaca na paisagem.
“Cavalos Brancos” conta com 5,15m de altura cada, os dois cavalos juntos formam uma espécie de pórtico monumental.