A Coplacana, primeira cooperativa de plantadores de cana do estado de São Paulo, completa 76 anos nesta quinta-feira (10). Atualmente, 11 mil produtores rurais fazem parte da cooperativa.
“Nos próximos 10 anos, as inovações que estamos implementando transformarão nosso modelo de negócio. A agricultura de precisão, por exemplo, com a aplicação localizada de defensivos, permitirá otimizar recursos e aumentar a produtividade, com maior concentração de produto e menor volume”, comentou Arnaldo Antonio Bortoletto, vice-presidente da Coplacana.
A meta para os próximos 10 anos é superar a barreira de 100 toneladas por hectare de cana, mantendo a rentabilidade e longevidade dos canaviais.
“Esse avanço estará alinhado com boas práticas agrícolas e a sustentabilidade de toda a cadeia. A rotação de culturas, especialmente com soja, sorgo e amendoim, terá um papel central, promovendo não apenas a saúde do solo, mas também maior rentabilidade ao produtor”, disse José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana.
Fundada em 1948, a cooperativa tem como objetivo oferecer insumos e assistência ao produtor rural, com agrônomos especialistas que auxiliam o cooperado no campo, na propriedade.
Homenagem ao fundador e sócio número um
Um dos fundadores da cooperativa, Dácio de Souza Campos, cultivava cana-de-açúcar em uma fazenda de 23 alqueires, e seu refúgio era o sítio, um lugar onde sua imaginação ganhava vida. O seu neto, Osvaldo de Campos Michelucci, comentou sobre o trabalho do avô.
“Todos os dias, meu avô me pegava na escola e nos dirigíamos ao sítio, que ficava no caminho para São Pedro (SP). No sítio, havia uma oficina particular onde ele desenvolvia objetos muito criativos. A minha avó gostava muito de frutas. O sítio era sua paixão”, relembrou Osvaldo.
Dácio também desempenhou um papel crucial na fundação da Coplacana. Ele e o advogado Jorge Coury viajaram ao Rio de Janeiro para tratar da abertura da cooperativa.
Onde fica a Coplacana?
A matriz está localizada na cidade Piracicaba, no interior de São Paulo. Ela conta com mais de 30 filiais nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Além de ter fábrica de rações, central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas; auto-center, confinamento de gado e unidade de grãos.
A Coplacana também possui varejo com produtos variados, entre eles, linha pet, piscina, jardinagem, ferramentas em geral.