Dois menores de idade (11 e 14 anos) furtaram animais do Orquidário Municipal de Santos. Os infratores levaram papagaios e macacos. O delito foi cometido entre a noite de sábado (12) e a madrugada de domingo (13), período em que o local estava fechado.
Na madrugada desta terça-feira (15), a Guarda Civil Municipal de Santos foi acionada para verificar a presença de suspeitos próximos ao canal. Assim, ao chegarem no local, os agentes identificaram um grupo de crianças, dois dos quais tentaram fugir ao notar a presença da viatura.
Após a perseguição, cinco menores foram apreendidos. Um deles tinha dois alicates de corte e uma lanterna. Durante a abordagem, ele confessou sua participação no delito que aconteceu no Orquidário, o menor informou que o intuito era furtar animais silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
Ele e mais um garoto foram identificados nas câmeras de segurança como os autores do furto de três macacos e um papagaio, todos espécies protegidas.
Além disso, os adolescentes também admitiram que, no momento da abordagem, planejavam furtar mais animais, com o auxílio dos demais integrantes do grupo. Dessa forma, todos foram encaminhados à delegacia,
Três menores foram liberados aos cuidados de seus responsáveis. Já dois foram levados à casa de acolhimento, pois os pais não foram localizados.
Um dos meninos revelou que um dos macacos furtados ainda estava em sua posse, mas não soube informar seu endereço. Já o outro confessou que o papagaio foi vendido por R$ 400.
Vale ressaltar que todos os envolvidos tinham menos de 14 anos.