Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Estado de SP cria gabinete de crise para chuvas dos próximos dias

Governo estadual e empresas de energia se unem
Governo estadual e empresas de energia se unem para evitar que a crise se agrave pela falta de energia causada chuvas na região

Diante da previsão de fortes chuvas e ventos intensos para o fim de semana, o governo de São Paulo anunciou a criação de um gabinete de crise para monitorar a situação e garantir uma resposta rápida em caso de emergências. A medida, anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas, visa evitar a repetição dos problemas causados pelos últimos eventos climáticos, que deixaram milhares de pessoas sem energia elétrica por dias.

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de pancadas de chuva intensas, raios, rajadas de vento que podem superar os 60 km/h e até mesmo granizo em algumas regiões. O acumulado de chuva pode chegar a 200 milímetros em alguns locais, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos.

Empresas de energia sob pressão

As concessionárias de energia elétrica terão um papel fundamental no gabinete de crise. O governador cobrou um plano de ação detalhado das empresas, incluindo o compartilhamento imediato de informações dos seus centros de controle operacionais com o governo. Além disso, as empresas deverão mapear os pontos mais críticos da rede elétrica, como hospitais e estações de tratamento de água, para garantir o fornecimento de energia nesses locais.

“Não podemos aceitar que as pessoas fiquem dias sem energia elétrica. É preciso uma resposta rápida e eficiente”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Mobilização de todas as forças

A reunião para a criação do gabinete de crise contou com a participação de diversas autoridades, incluindo secretários estaduais, prefeitos, representantes de agências reguladoras e das concessionárias de energia e água. A mobilização demonstra a preocupação do governo em garantir a segurança da população e minimizar os impactos das fortes chuvas.


Continua após a publicidade

Recomendações à população

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe as informações sobre a previsão do tempo e as orientações das autoridades. É importante evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, e manter os contatos de emergência à mão.

O que esperar nos próximos dias

Os próximos dias serão de muita atenção para as equipes de emergência e para a população. O governo estadual e as empresas de energia estão trabalhando em conjunto para minimizar os impactos das fortes chuvas e garantir a segurança de todos.

Autor

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

feriado movimentação

Feriado prolongado de Páscoa deve ter movimentação recorde em destinos de SP

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );