A Universidade de São Paulo (USP) foi classificada como a melhor universidade pública brasileira pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2024. Esse é o quarto ano consecutivo que a instituição alcança o topo da lista, divulgada na segunda-feira (21).
A segunda colocação ficou com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 22º lugar, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foi a primeira colocada das instituições privadas.
No total, foram avaliadas 203 universidades públicas e particulares a partir de cinco indicadores: qualidade de ensino, pesquisa científica, avaliação no mercado de trabalho, inovação e internacionalização. Com a melhor nota na classificação geral, a USP liderou em 33 das 40 carreiras avaliadas, como Direito, Administração e Psicologia.
Unicamp mantém fortes relações com a sociedade, diz reitor
O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, comentou sobre o resultado do ranking e a contribuição da Universidade com os avanços da sociedade.
“O bom desempenho da Unicamp nos principais rankings nacionais e internacionais especializados reflete não apenas a qualidade das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas também a preocupação histórica da Universidade em manter fortes relações com a sociedade, contribuindo para o seu avanço e procurando atender às suas demandas mais prementes”, disse.
USP entre as melhores do mundo
Além de ser considerada a número 1 pelo RUF, a USP é a universidade latino-americana mais bem colocada no The World University Ranking – feito pela consultoria britânica Times Higher Education. Na 199ª posição, a USP voltou a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo, posição que não alcançava desde 2013.
Ainda compõem o ranking as brasileiras Unicamp, no grupo entre 351-400, e a UFRJ, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a UFRGS, no grupo 601-800. Ao todo, o Brasil tem 61 instituições classificadas.
* Do STB News