Search
Close this search box.
Mundo

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) tem sido objeto de negociações prolongadas e, ao longo dos anos, tem enfrentado diversos desafios. Em novembro de 2021, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, houve um impasse em relação a questões ambientais que impactaram as negociações.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, manifestou otimismo ao afirmar que o Mercosul espera assinar o acordo “muito em breve”. Ele destacou a importância de adaptar as economias dos países envolvidos ao novo contexto introduzido pelo acordo.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou os avanços nas negociações e destacou o compromisso de ambos os lados em alcançar um entendimento equilibrado.

O acordo Mercosul-UE visa criar uma área de livre comércio entre os dois blocos, reduzindo tarifas e facilitando o comércio. Quando implementado, o acordo terá impactos significativos nas relações comerciais e econômicas entre os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a União Europeia.

Mais lidas

Ídolo do Santos, Serginho Chulapa sofre infarto e passa por cirurgia

Mãe de seis filhos morre após ser baleada durante operação policial em Santos

Espumante Coreto será lançado em homenagem aos 250 anos de Campinas

Envolvidos em crime de latrocínio contra jovem em Santos são condenados

Ponte Preta fica no empate sem gols contra o Brusque

Santos vence o Ceará e assume a liderança do Brasileirão Série B

PF do Banana vence a 5ª edição do Festival Brasil Sabor da RMC

VEJA TAMBÉM