Duas crianças, de 1 e 7 anos, foram resgatadas pela Polícia Militar (PM) na manhã de segunda-feira (25), no bairro Jardim Rio Branco, em São Vicente. Os policiais do 39º Batalhão foram acionados após denúncias de um suposto abandono.
Segundo a corporação, os agentes conversaram com a criança mais velha, que relatou estar trancada em casa com a irmã desde a noite anterior.
Sem acesso à comida, as crianças ‘viviam em um ambiente insalubre, com sinais de falta de higiene e ausência de alimentos.
Diante da gravidade da situação, os policiais entraram no imóvel, providenciaram alimentação para as crianças e acionaram o Conselho Tutelar para garantir a segurança delas.
A mãe das crianças chegou à residência durante a ação policial e permaneceu sob escolta até a chegada das autoridades responsáveis.
O caso foi registrado no 3º DP (Distrito Policial) de São Vicente como abandono de incapaz. A Polícia Civil dará continuidade às investigações, enquanto as crianças estão sob os cuidados do Conselho Tutelar.
Abandono de incapaz
Abandonar pessoas sob guarda ou vigilância é crime, especialmente a demonstrar que o incapaz foi concretamente ameaçado, e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção, de acordo com o artigo 133 do Código Penal,.