Fotos: Carlos Rambaldi e Gustavo Gumao
O esporte santista está pronto para brilhar mais uma vez nos Jogos Abertos do Interior. A 86ª edição da competição volta a ser disputada em São José do Rio Preto, entre 7 e 21 de dezembro. Santos é a maior vencedora dos Jogos Abertos do Interior, com 26 títulos.
A delegação da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) contará com mais de 530 pessoas, sendo mais de 400 atletas, distribuídos em 46 modalidades. Na natação, a Cidade terá cinco atletas olímpicos brigando por medalhas na piscina.
O primeiro embarque de atletas santistas será no dia 7 de dezembro, às 21h, na Arena Santos. Os detalhes, incluindo informações sobre o alojamento, foram definidos após reunião entre técnicos das modalidades e dirigentes da Fupes nesta quinta-feira (21).
Entre os atletas de Santos, destaque para cinco nadadores olímpicos, que já representaram o Brasil na maior competição desportiva do planeta: Guilherme Cachorrão, principal nome do País nas piscinas, 4º colocado nos 400m nos Jogos de Paris 2024. Maria Paula Heitmann, que disputará os 200m livre, fez parte da equipe de revezamento 4x200m livre, que voltou a disputar uma final olímpica após 20 anos, terminando na 7ª colocação.
Finalista em Tóquio 2021, Léo de Deus disputa os 200m borboleta, assim como André Pereira (200m livre) e Daynara de Paula (100m borboleta), que tem no currículo três experiências olímpicas (2008, 2012 e 2016) e participa da prova dos 100m borboleta.
Confira os esportes representados por Santos:
- Atletismo (masculino e feminino)
- Badminton (masculino e feminino)
- Basquete feminino sub-21
- Basquete masculino
- Biribol
- Bocha
- Boxe (masculino e feminino), capoeira (masculino e feminino)
- Ciclismo (masculino e feminino)
- Damas (masculino e feminino)
- Futsal (masculino e feminino)
- Ginástica artística (masculina e feminina)
- Ginástica rítmica,
- Handebol sub-21 (masculino e feminino)
- Judô (masculino e feminino)
- Karatê (masculino e feminino)
- Kickboxing (masculino e feminino),
- Natação (masculino, feminino e misto livre)
- Supino raw misto, taekwondo (masculino e feminino)
- Tênis sub-21 (feminino)
- Tênis (masculino)
- Tênis de mesa (masculino e feminino),
- Vôlei de praia (feminino)
- Wrestling (masculino e feminino)
- Vôlei sub-21 (feminino)
- Vôlei (feminino)
- Xadrez (masculino e feminino).
Nas duas últimas edições da competição, o time da Fupes se manteve entre os melhores, ficando com o vice-campeonato, sempre em disputas equilibradas pelo topo do pódio.
Para a edição de 2024 não poderia ser diferente, a esperança por um bom desempenho santista é grande, de acordo com o diretor-presidente da Fupes, Frederico Luiz Monteiro, mesmo lembrando que a mudança da data da competição atrapalhou algumas modalidades devido ao calendário, impedindo, por exemplo, a participação do time de futebol feminino. “Mas, com certeza, as expectativas são boas e vamos colocar Santos novamente no pódio”, disse.