Mercadorias irregulares retidas pela Alfândega de Santos em 14 pontos do litoral santista estão avaliadas em R$ 2,6 milhões.
Nesta quinta-feira (12), foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) a Operação Natal Legal no combate ao comércio de produtos ílicitos na Baixada Santista. A operação tem foco na apreensão de mercadorias estrangeiras, importadas irregularmente para o Brasil sem o controle aduaneiro.
Em nota, a PF diz estar entre as apreensões, produtos falsificados e de consumo proibido no país, configurando contrabando e também mercadorias que não passaram pelo processo tributário correto, levando ao crime de descaminho.
Nas mercadorias apreendidas continham tênis, roupas, óculos, relógios, perfumes, eletrônicos, bebidas alcóolica e entre outros produtos.
Um caminhão escoltado por viaturas removeu as mercadorias até o depósito da Receita Federal em São Paulo. A operação acontece, simultaneamente, em diversas regiões de Santos, devido a presença do principal porto em volume de mercadorias e em valores de operações de comércio exterior da América Latina.
Para a realização da operação, a Receita Federal contou com a participação de 56 servidores, sendo eles da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Alfândega de Santos e também de outras cidades, solicitados exclusivamente para esta ação.